Faetec lança projeto de atividade física para pessoas com autismo e deficiência intelectual

Com o objetivo de oferecer uma educação física adaptada e acessível, o Centro Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), abriu turmas para quem deseja participar de um programa que visa estimular a prática esportiva e promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e autismo. O +Esporte & Saúde, projeto de esporte recém lançado pela Faetec, será implementado na Favo de Mel, expandindo as aulas de modalidades esportivas aos alunos.

O +Esporte & Saúde tem como foco trabalhar o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais de jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo. O projeto oferece uma série de atividades esportivas adaptadas de acordo com as necessidades dos alunos, o que é um importante passo para garantir um espaço acessível e seguro, onde todos possam se exercitar e socializar. A proposta é de longo prazo, com acompanhamento contínuo da evolução de cada participante.

O coordenador geral fala sobre a importância de todos os alunos apresentarem atestado médico, uma exigência fundamental para garantir que as atividades sejam seguras e adequadas às condições de saúde e necessidades específicas de cada aluno. As ações ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras, sob a coordenação dos professores Gustavo e Davi na quadra da escola Favo de Mel. Além deles, participaram das reuniões para definir detalhes do projeto, o professor Luiz Severiano, ensinando Beach tênis, e Leonardo Barros, supervisor do +Esporte & Saúde, supervisionará as atividades do projeto.

Leonardo reforça: "Atividades como essas são essenciais para o desenvolvimento dos alunos. Quando temos a oportunidade de atender jovens e adultos em um espaço como esse, é o momento certo para promovermos a inclusão social.”