Alunos do curso de Ecoturismo da Faetec Ipanema paticipam de aula externa no Parque da Catacumba

Atividade prática reforça a importância da experiência em campo na formação de Condutores de Ecoturismo

Nada melhor do que vivenciar as experiências reais que a profissão proporciona para que os resultados sejam sempre os melhores. Pensando nisso, alunos do curso de Ecoturismo  na modalidade Formação Inicial Continuada  da unidade Ipanema da Fundação de Apoio à Escola Técnica, participaram de uma aula externa no Parque Natural Municipal da Catacumba, localizado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. 

Liderados pelo professor Marcelo Tesserolli, os futuros guias tiveram uma manhã bastante enriquecedora por meio de uma experiência prática dos conteúdos abordados em sala de aula. Na pauta do dia o  turismo crítico e criativo, como ferramenta de transformação social e ambiental, onde os aprendizes puderam observar e discutir aspectos ligados à interpretação ambiental, manejo de trilhas, segurança dos visitantes e sensibilização ecológica.

“Essas atividades são muito importantes , porque eles podem refletir sobre questões sociais ligadas ao reordenamento urbano, à ocupação de espaços públicos e à maneira como o turismo pode ser um vetor de valorização cultural e regeneração ambiental quando praticado de forma consciente. Essa vivência é fundamental para que o futuro condutor compreenda a complexidade do ambiente natural e o impacto positivo que um trabalho bem orientado pode gerar. Mais do que levar visitantes a locais bonitos, o ecoturismo é um canal de transformação da consciência ambiental. Quando associamos isso a uma postura crítica e criativa diante do território, promovemos também o pertencimento e a valorização das comunidades e do patrimônio local”, diz o professor.

Os estudantes também destacaram a importância da prática de campo na formação. Para Alessandra Neves, aluna do curso, “foi uma oportunidade única de aplicar o que a gente aprende em sala e de entender, na prática, como lidar com diferentes perfis de turistas em ambientes naturais, além de reforçar o nosso compromisso com a natureza. A gente sai da aula mais motivado e com a certeza de estar no caminho certo.” 

A atividade no Parque da Catacumba integra o cronograma pedagógico do curso FIC de Condutor de Ecoturismo, que busca capacitar profissionais aptos a atuar de forma ética, sustentável e criativa na condução de grupos em ambientes naturais e urbanos, sempre atentos às dinâmicas sociais, culturais e ambientais dos territórios. 

A unidade é uma das 126 escolas da rede que oferecem cursos que são referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho em segmentos que compreendem a cultura, indústria, comércio, beleza, gastronomia, entre outros. Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec conta com 126 escolas distribuídas em todo o Estado do Rio de Janeiro.