Projeto +Esporte & Saúde é lançado na Faetec Henrique Laje, em Niterói
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 02 Julho 2025 13:11
Iniciativa oferece esportes gratuitos, de segunda a sábado, com foco em saúde e bem-estar
A Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada no Barreto, em Niterói, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ), recebeu, na segunda-feira (30/06), a inauguração do projeto +Esporte e Saúde, iniciativa que oferece atividades esportivas gratuitas para a população, com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Participaram do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o presidente da Faetec, Alexandre Valle, a presidente da Faperj, Caroline Alves, o vice-presidente administrativo, Fabrício Repsold, a diretora da unidade Barreto, Ingrid Ribeiro, entre outras autoridades locais.
O projeto funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e oferece diversas modalidades esportivas, como futvôlei, vôlei, futsal, handebol, beach tênis, ritmos, fitness e pilates no solo. As matrículas são realizadas diretamente na unidade e as vagas são destinadas para alunos e moradores
Durante a inauguração, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação destacou o impacto social da ação. “É comprovado que as pessoas que praticam atividade física aumentam sua perspectiva de vida em pelo menos dez anos. A Faetec tem a oportunidade de ajudar as pessoas a prolongar a sua vida. A cada um real investido no esporte, economiza cinco reais na saúde. É isso que estamos fazendo aqui”, afirmou Anderson Moraes.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância da expansão do programa. “O +Esporte e Saúde já beneficia mais de 5 mil alunos e 36 mil atendimentos realizados em diversas unidades. Trazer esse movimento para Niterói é fortalecer o nosso compromisso com a população e com a saúde, ocupando o espaço escolar de forma positiva”, disse.
Moradora do Barreto, Bianca Peixoto já está inscrita no programa. “Conheci o beach tênis aqui na unidade. Eu tinha uma vida sedentária e, com poucas aulas, pude notar a melhora do meu condicionamento físico. Aqui a gente se exercita, faz amizades e se sente viva. Eu recomendo para todo mundo.”
A chegada do projeto à unidade Barreto amplia o alcance de uma política pública e à prática esportiva. Vale ressaltar, que candidatos menores de idade devem estar acompanhados por um responsável no momento da matrícula.