Faetec inicia curso de Eletricista Predial em parceria com a Força Aérea Brasileira
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 23 Julho 2025 12:35
Capacitação, resultado da parceria já existente entre Faetec e a FAB, integra aulas teóricas e práticas para 30 alunos
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-RJ), deu início, nesta terça-feira (22/07), ao curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão no Grupo de Apoio dos Afonsos (GAP-AF), em parceria com a Força Aérea Brasileira. A nova turma é composta por 30 alunos que passarão por uma formação completa com carga horária de 240 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, ao longo de cinco meses.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Costenplate; do Comandante do GAP-AF, Coronel Marlos; e do Brigadeiro Intendente Marconi, que reforçaram a importância da união entre o poder público e as Forças Armadas para o desenvolvimento social e tecnológico do estado.
O curso faz parte de um convênio firmado entre a Faetec e o Grupo de Apoio dos Afonsos, que já realiza outras capacitações como mecânica de automóveis, manutenção em ar-condicionado e pedreiros. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens, utilizando a estrutura da Base Aérea como um polo de ensino técnico. Em expansão, a Faetec também já estuda firmar parceria com a Marinha do Brasil, com o objetivo de levar formações semelhantes a outras unidades militares no estado.
“Os cursos são ministrados nas unidades da Força Área Brasileira por profissionais da própria força e os alunos receberão os certificados da Faetec. Os militares ao término do curso irão aplicar os conhecimentos em suas unidades , adquirindo conhecimento prático, e ao saírem da FAB , serão inseridos no mercado de trabalho com experiência e um certificado de uma ótima instituição.”, destacou o Subsecretário Sergio Costenplate.