Projeto que estimula o desenvolvimento motor de alunos apresenta resultados expressivos

Um programa implantado na Escola Fundamental Visconde de Mauá, localizada no campus da Faetec Marechal Hermes e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem gerado impactos significativos na vida de seus estudantes. O Projeto Desenvolvimento Motor na Escola foi criado com o objetivo de melhorar as habilidades motoras dos alunos e, em 2024, avaliou 120 estudantes do 6º ano.

 

No início do ano, 63,2% dos alunos avaliados apresentavam um nível de desenvolvimento motor abaixo da média esperada para a faixa etária. Após a avaliação e o trabalho em conjunto dos professores do CEFE (Centro de Educação Física e Esporte), alinhados com o corpo pedagógico e os responsáveis, uma nova avaliação, no segundo semestre, mostrou que esse número caiu para 23,33%.

 

“As avaliações se concentram em habilidades motoras essenciais ao movimento corporal, como equilíbrio dinâmico, equilíbrio estático, força, velocidade de reação e coordenação motora”, explica o professor de Educação Física, Renato Martins, que coordena o projeto ao lado da professora Márcia Carvalho.

 

“Com base nos dados dos resultados, os professores de várias disciplinas conseguem saber quais são as deficiências dos alunos e, a partir daí, ajustam ou adequam as aulas com o objetivo de melhorar seu desempenho motor”, explica a professora Márcia.

 

O projeto segue com as avaliações no  início deste segundo semestre de 2025, com previsão de expansão para outras turmas. O objetivo de alcançar mais alunos e fortalecer seu desempenho escolar por meio do aprimoramento motor.

 

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, destacou a relevância da iniciativa: “Nosso compromisso é oferecer uma educação pública de qualidade, voltada ao desenvolvimento integral do aluno. É essencial cuidarmos não apenas da formação intelectual, mas também do desenvolvimento físico. Vamos ampliar cada vez mais ações como essa em toda a rede”, afirmou Valle.