Alunos da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório apresentam inovação para advogados da OAB

Durante a Rio Innovation Week, estudantes exibiram plataforma que otimiza o trabalho dos escritórios de advocacia

A facilidade do uso e criatividade dos projetos apresentados pelos alunos da Faetec ganharam  destaque durante a edição 2025 da Rio Innovation Week. A Fundação é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e, este ano, apresentou  mais de 50 projetos com foco em diferentes segmentos, entre eles a prestação de serviços, sustentabilidade e saúde. 

Um dos trabalhos apresentados durante o evento , o Temion, despertou interesse da Ordem dos Advogados do Brasil. Desenvolvida por um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, unidade da Faetec localizada em Marechal Hermes, a plataforma visa otimizar o trabalho realizado nos escritórios de advocacia, funcionando como uma ferramenta prática de gestão de processos. Nela, os alunos do curso técnico em Informática para redes, pretendem disponibilizar, desde o cadastro do processo e todas as etapas de evolução, até mesmo os emails relacionados às questões jurídicas, para que informações importantes não se percam. 

Além de ser apresentado no estande da Faetec, o projeto chegou até o estande da Ordem, onde foi exibido para profissionais que atuam no ramo. Ínspirado em Temis, deusa da mitologia grega protetora da justiça e dos oprimidos, o Temion está sendo desenvolvido por Gabriel Ferreira, Pedro Lucas, Raphael Paulino, Luan Lincoln, Carlos Márcio e Marianny Assis.

Para Alexandre Valle, presidente da Faetec, o interesse da instituição reforça ainda mais a qualidade dos projetos exibidos durante o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. 

“ Para nós é um motivo de orgulho ter grandes instituições e organizações notando o talento dos nossos alunos. A Rio Innovation nos possibilitou isso. A cada edição, esses jovens nos presenteiam com ideias fantásticas que, com certeza, poderão ter continuidade em qualquer grande empresa”, comentou.