Faetec apresenta Projeto Guará no terceiro dia da Rio Innovation Week 2025

Veículo de reconhecimento de áreas de resgate e outros projetos da unidade Visconde de Mauá atraem olhares do público e de investidores tecnológicos

O estande da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi destaque no terceiro dia da Rio Innovation Week 2025, realizado na última quinta-feira (14/08), no Píer Mauá. Entre as inovações apresentadas, chamou a atenção o Guará, um veículo de resgate desenvolvido pelos alunos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, além de outros quatro projetos que despertaram o interesse do público e de investidores. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Faetec reafirma seu compromisso com a educação tecnológica ao levar mais de 50 projetos para a maior feira de tecnologia e inovação da América Latina. O resultado é reflexo da preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para as constantes transformações tecnológicas.

O protótipo Guará é equipado com sensores de chama, gás, temperatura e umidade, transmitindo dados em tempo real para aumentar a segurança das operações. O veículo conta também com câmera de transmissão ao vivo com tecnologia de reconhecimento facial e corporal, facilitando a localização de possíveis vítimas, além de um sensor ultrassônico que garante a navegação mesmo em espaços confinados.

O estudante Natan Neves, de 17 anos integrante da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, explicou que o veículo foi pensado para atuar em situações em que a presença humana seria arriscada ou inviável, oferecendo informações cruciais para uma tomada de decisão mais rápida, segura e eficaz. “O nosso veículo de reconhecimento e análise de dados foi idealizado para auxiliar o Corpo de Bombeiros em locais de maior risco durante missões de resgate, fornecendo dados essenciais para os socorristas. Durante a pesquisa, percebemos que não existe nenhum veículo como esse em operação no Brasil. O que estamos fazendo é uma inovação nacional, que futuramente poderá ser utilizada em ações de resgate no país e até no mundo”, destacou o aluno.

A Faetec recebeu a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, acompanhado do senador Flávio Bolsonaro, do vice-presidente administrativo da instituição, Fabrício Repsold, e de outras autoridades, que acompanharam a apresentação do Guará e dos demais projetos.
“Os projetos são fantásticos. Pelo que estou vendo aqui, nós teremos alunos que alcançarão muito sucesso no mercado de trabalho. Parabéns à Faetec, aos professores e a todos os colaboradores da instituição. O sentimento que fica é de orgulho”, afirmou o secretário.

A programação também contou com a participação dos alunos David Batista, de 17 anos, que apresentou detalhes sobre o veículo de resgate, e Carlos André, também de 17 anos, que explicou o projeto de monitoramento da qualidade da água. Ambos participaram do podcast da Secti-RJ, que foi aberto com um bate-papo sobre o processo de desenvolvimento dos projetos e suas contribuições para a sociedade.