Cresce interesse das mulheres por cursos ligados a obras

Faetec oferece capacitações como carpintaria e eletricista para cursos que costumam ser procurados mais por homens do que por mulheres

 

Os cursos da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) tradicionalmente procurados por homens, como os de Carpintaria e de Eletricista, agora têm chamado a atenção das mulheres. Os motivos são vários: a vontade de desvendar esse campo de conhecimento antes restrito ao mundo masculino e oportunidades no mercado de trabalho.


Foi o caso de Cleide Leite de Farias, que conseguiu seu primeiro emprego em loja de material de construção aos 34 anos, mas não tinha conhecimentos. Fez curso de Pedreiro, Encanador e Eletricista.


– Essa área não deve ser restrita aos homens. Quem trabalha direito, pode tirar uma boa renda – disse Cleide, de 55 anos.


Em 2012, Inês Viana Alves começou a se interessar pela área de Edificações. Hoje, aos 52 anos, já tem um currículo extenso de especialidades, sendo uma boa parte concluída nas escolas da Fundação: Bombeiro Hidráulico com Aquecimento Solar, Carpinteiro Solar, Montagem de Drywall, Almoxarife, Administração, Desenho de Arquitetura e Design de Interiores. Atualmente, estagia em uma casa de gessos.


– Meu projeto maior é ter conhecimento em todas essas áreas. Assim, posso trabalhar de acordo com a necessidade do empregador – afirmou Inês.


As opções de cursos profissionalizantes estão no site da Fundação www.faetec.rj.gov.br. No momento, não há vagas disponíveis.