Aberta exposição 'Um Rio de Sentimentos' de Cocco Barçante

Está em exposição no Centro Cultural dos Correios ‘Um Rio de Sentimentos' do artista plástico Cocco Barçante, professor da Faeterj Petrópolis – unidade de Ensino Superior da Faetec. São obras produzidas a partir de lixo eletrônico em homenagem ao artesanato fluminense e ao empreendedorismo feminino.

‘Um Rio de Sentimentos' é uma instalação dividida em temas que valorizam o artesanato desenvolvido no estado do Rio e que reforçam o empoderamento feminino por meio da arte. Para isso, a mostra se espalha por diversos ambientes: Sala Cidade, Sala Planeta, Sala Museologia Social e Sala Empreendedorismo.

– As obras expõem a realidade dos artesãos, seus anseios e suas expectativas sobre o meio urbano onde vivem. E mostram, com muita sensibilidade, o quanto o artesanato os consola, os valoriza perante a sociedade e, acima de tudo, contribui para o aumento da autoestima – explica Cocco Barçante.

 

 Uma das obras em exposição

As peças remetem a paisagens da Cidade Maravilhosa e seus bairros, sem intervenções e muito coloridas, reunido morro, mar, montanhas e cartões-postais. Um Rio sem limites, um Rio de contrastes sociais que se transforma.

A Sala Planeta, que conta com a participação da Universidade Federal Fluminense e da Faeterj Petrópolis, é dedicada ao tema da sustentabilidade, com foco no Projeto Metarreciclagem. Por lá, estão trabalhos que o artista vem realizando nas instituições, utilizando lixo tecnológico e sobras de peças de computadores, reunindo a tradição do artesanato com a tecnologia das máquinas.

– As obras foram produzidas a partir do descarte de computadores, fios, tomadas, luminárias e outros objetos eletrônicos. Entre os destaques da exposição, um mapa mundi feito com placas-mãe de computador, medindo 3 metros – conta Lucimar Cunha, diretora da Faeterj Petrópolis e responsável pela concepção da Sala Planeta junto com o professor Estefan Monteiro da Universidade Federal Fluminense.

O ambiente é interativo, com oficina de criação, estimulando o visitante a repensar nossas responsabilidades com o meio ambiente e ao mesmo tempo vivenciar a emoção de fazer parte de um processo criativo compartilhado.

Na abertura da instalação aconteceu um sarau com a escritora e poeta Ivone Sol, intitulado “Noite enSOLarada e Um Rio de Sentimentos”, além de apresentações da soprano Monica Campos e do cantor e ator José Araújo e do músico Felipe Chernicharo. O subsecretário de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico, Romulo Massacesi, e demais autoridades da pasta prestigiaram o evento.

 

 A abertura da instalação reuniu autoridades do estado

A exposição ficará disponível até 10 de março, de terça a domingo (de 12h as 19h). A entrada é gratuita. Entre os dias 22 a 27 de fevereiro, será  montado um atelier interativo, denominado Viva o Carnaval Carioca, onde os visitantes terão  a oportunidade de interagir com fantasias e máscaras de carnaval de diversas escolas de samba do Rio, sempre das 13h às 18h e ainda realizar oficinas com o artista, de máscaras  artesanais. Programação  gratuita.