Faetec Favo de Mel promove caminhada em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), alunos da Escola Especial Favo de Mel, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizaram uma caminhada pela instituição, visando ampliar o conhecimento da população sobre o tema. O evento teve apoio e participação de estudantes da creche Casa da Criança, funcionários da Rede, familiares e professores.

A caminhada contou com a participação de cerca de 50 pessoas que percorreram as unidades de ensino instaladas no campus Quintino Bocaiúva até o prédio da Presidência. Ao final do percurso, o presidente Romulo Massacesi fez questão de ir ao encontro dos alunos e cumprimenta-los pela iniciativa.

– O autismo precisa cada dia mais de divulgação. Sou psicólogo e tenho um carinho especial por esse tema, pois atuo diretamente na área de saúde mental. A Favo de Mel ergue essa bandeira com muita legitimidade, dando aos alunos a inserção no mercado de trabalho e garantindo a efetiva dignidade – destacou Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

 

Alunos percorrem o campus da Faetec em Quintino

Foto: Felipe Correa

A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de reduzir o preconceito que cercam as pessoas afetadas por essa síndrome neuropsiquiátrica. No país, a Favo de Mel é a única escola pública que trabalha com a profissionalização de adultos com deficiência intelectual e atende 135 jovens.

– Quando a gente fala de inclusão, muitas pessoas não têm a dimensão da pessoa com deficiência. É preciso conscientizar a todos a todo tempo. É uma luta diária – revelou Márcia Macedo do Nascimento, diretora da Favo de Mel.

A caminhada durou cerca de uma hora e os alunos da Favo de Mel foram bastante aplaudidos por onde passavam. A estudante do curso de Mecânica, Maria Eduarda Carvalho, de 15 anos, que assistia ao passeio, ficou encantada pela atividade da escola.

– Estava na hora do intervalo quando vi todos passando e não pude deixar de aplaudir. É legal ter esse reconhecimento, embora as pessoas não liguem por falta de conhecimento. Eu assisto a uma série que mostra como é a vida das pessoas com autismo e entendo ser muito importante conhecer e tirar o preconceito – afirmou Maria Eduarda.

 

 Alunos exibem cartazes com direitos dos autistas 

Os participantes da caminhada estavam animados, em especial o Lucas Machado, de 27 anos, estudante da Favo de Mel desde de 2014. “Estou muito feliz por comemorar a minha data. Faço o curso de contínuo e quero trabalhar em algum escritório” disse.  

Os alunos também confeccionaram placas com mensagens de respeito e direitos das pessoas autistas. A estudante Júlia Menotti destacou o sentimento que tem pela unidade. “Eu amo muito todos aqui. A gente aprende várias coisas na Favo. Hoje, por exemplo, molhei as plantas. Quero deixá-las sempre verdinhas” ressalta.

 

Lucas Machado é um dos estudantes da Favo de Mel

Boas notícias para Favo de Mel na semana de conscientização do autismo

No final da tarde da última segunda-feira (1º), a instituição recebeu a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, que conheceu as dependências da escola e assegurou ações diretas para a Favo de Mel.

– O secretário Leonardo Rodrigues já solicitou as especificações necessárias para adaptar veículos que serão de atendimento exclusivos aos alunos da Favo de Mel. Duas vans servirão para o deslocamento dos jovens com deficiência para além dos muros da escola – comemorou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Ainda no clima das comemorações ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os estudantes da Favo de Mel e da Escola de Hotelaria participaram do programa Encontro com Fátima Bernardes, que abordou a importância de se discutir o tema na sociedade e destacou a história do aluno Renato Silva e sua mãe Guilhermina Ribeiro.

Renato da Silva e Maria do Céu Costa ao lado de Fátima Bernardes no programa Encontro