Mais de 29 mil candidatos realizaram a prova para ingresso em cursos técnicos e superiores da Faetec
As provas de processo seletivo para ingresso nos cursos Técnicos e Superiores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, foram realizadas neste domingo (20/1) em 81 unidades de ensino espalhadas por todo o Estado do Rio.
Fotos: J.V Santos / Faetec
Pais aguardam a saída dos candidatos na unidade ETE Adolpho Bloch
De acordo com a empresa Consulplan, organizadora do concurso, as provas foram realizadas por 29.283 mil candidatos, dos 37 mil inscritos. O gabarito preliminar dos exames objetivos será divulgado nesta segunda-feira (21/1) no site da Fundação: www.faetec.rj.gov.br.
Medidas de segurança e orientação, como policiamento, ambulâncias e técnicos de enfermagem aptos ao atendimento imediato em caso de uma possível emergência, além de placas indicativas com listagem constando o nome e o local de prova, garantiram a tranquilidade dos candidatos no decorrer do concurso.
Fiscais recebem orientações para a aplicação correta das provas
Alocado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), Caio Jorge Gentil, 24 anos, aguardava concentrado a entrega da prova para o curso de Analista de Sistemas.
– Desejo estudar na Faeterj Rio. Gosto muito de Informática e se eu passar, vou estudar em uma das melhores instituições do Estado na área de Tecnologia da Informação. Sem dúvida, isso já tem um significado importante para mim e irá acrescentar muito no meu currículo – diz o jovem.
Sinalizações foram espalhadas por diversas partes das unidades
Nem a forte chuva atrapalhou a determinação do candidato Carlos Eduardo Ribeiro Duarte, que realizou a prova na Escola Técnica Estadual (ETE) Ferreira Viana em uma sala especial equipada com recursos para atender suas necessidades especiais. Portador de uma má formação na coluna vertebral (mielomeningocele), o candidato de apenas 15 anos enfrenta as limitações pessoais com garra e planos para o futuro.
– Meu sonho é ingressar na faculdade de Administração, mas primeiro estou tentando o curso Técnico e depois vou continuar estudando. Fiz uma boa prova, espero que consiga passar. Tentei para essa área porque pretendo abrir meu próprio negócio – explica.
Carlos Eduardo é um dos candidatos que concorre à vaga do curso Técnico em Administração
Na ETE Henrique Lage, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, 865 candidatos fizeram a prova para o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. São jovens que saíram do Ensino Fundamental e que buscam aliar a formação técnica ao conteúdo regular do Ensino Médio. E, entre os interessados em começar o ano letivo em uma das ETEs da Fundação, o clima era de otimismo.
Moradora de Niterói, Larissa dos Santos concorre a uma vaga no curso de Eletrotécnica, e veio para a prova acompanhada dos pais Zilá Fernandes e Levi de Melo Oliveira.
– Apesar de não ter estudado tudo o que poderia para a prova, estou tranquila. Tenho ótimas expectativas porque me deram ótimas referências para estudar da Faetec – comenta a candidata.