Projeto Orla Digital

Os pescadores do Posto Seis de Copacabana caíram na rede. Eles fazem parte das cerca de 250 pessoas que utilizam diariamente o estande do projeto Orla Digital, montado ao lado da Colônia dos Pescadores.

O programa, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sect), oferece aulas gratuitas de informática. O aprendizado é prático e realizado nos dez computadores com acesso à banda larga pelo sistema wi-fi. As máquinas estão disponíveis para toda a população, todos os dias, de 9 às 22h, até 11/10. Os cursos são divididos em cinco módulos: capacitação inicial, internet, desenho no computador, edição de fotos e digitação. E, para quem quiser só navegar, o acesso também é permitido. Para a presidente da Colônia dos Pescadores, Kátia Janine, o projeto é inovador e faz toda a diferença.

- Muitos pescadores não sabiam nem mexer no mouse. Hoje, eles até consultam a previsão do tempo – disse.

Janine explica que, embora eles conheçam o clima, isto é, pela experiência conseguem saber se vai chover ou se vai ter boa pesca, sempre é bom confirmar.

- Consultar os sites de meteorologia é ótimo, porque possibilita aos trabalhadores terem certeza se suas previsões estão corretas ou não – afirma.

O aluno mais animado da turma é o pescador Joelvaldo Santos Souza, de 33 anos. Ele trabalha de 8h às 22h e participa das aulas nas horas vagas. Antes de o projeto chegar à praia, ele nem pensava em fazer cursos de informática.

- As pessoas perguntavam se eu tinha cadastro no Orkut e eu dizia que não. Hoje, tenho três perfis registrados - disse.

Para Joelvaldo, o projeto Orla Digital foi a "melhor coisa que já aconteceu na praia".

- Antes, eu não sabia absolutamente nada de informática, agora, já estou navegando tranqüilamente -  afirma o pescador.