Projeto Museu Ciência e Vida

No dia 18 de fevereiro, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, e a vice-presidente de Divulgação Científica da Fundação Cecierj, Mônica Dahmouche, apresentaram o projeto do Museu Ciência e Vida à comunidade científica e à população. 

O evento ocorreu no auditório do CAERJ (Rua da Ajuda 5, 11º andar) e marca a conclusão da primeira fase da concepção do museu; foram apresentados projetos conceituais criativos das exposições.  As obras serão concluídas no final deste ano e a inauguração será em 2010.  O presidente da Faetec, Celso Pansera, e sua diretoria estiveram no evento.

O Museu, localizado em Duque de Caxias, terá quatro andares com três exposições permanentes. Além disso, o projeto contará com planetário, auditório destinado a exibições de cinema ou teatro e área para exposições temporárias. As exposições serão interativas, além de contar com acesso para deficientes e textos disponíveis em braile e inglês.

O público começará a visita pelo último andar (acesso por elevador, destinado à portadores de deficiência física, ou por rampa) onde visitará a exposição “A energia que move o mundo”, criada em parceria com a Petrobrás. No terceiro andar, a “Viagem pelo Corpo Humano” mostrará o funcionamento de órgãos vitais e como o corpo reage às doenças. (também haverá a mostra “corpinho humano”, destinada às crianças.)

“Da gota d’água ao meu ambiente”, exposição do segundo andar do Museu, mostrará o papel do homem na degradação do meio-ambiente. No primeiro andar, a Sala de Aquários convidará o público a interagir com a fauna marinha por meio de aquários e tanques de contato.

O projeto ainda prevê o desenvolvimento de oficinas para capacitação de professores.