Faetec Digital em Vassouras

Na sexta-feira (28/12), o pequeno distrito de Itakamosi, em Vassouras, entrou para a era da informação. Às 17h, foi inaugurada na região, uma unidade da Faetec Digital, possibilitando que a população local tenha acesso ilimitado à internet gratuita, de banda larga. A inauguração contou com a presença do secretário de ciência e tecnologia, Alexandre Cardoso, do prefeito de Vassouras, Renan de Oliveira, da vice prefeita Terezinha Nunes,  além de outras autoridades importantes da política regional.

 

 

O secretário Alexandre Cardoso elogiou a gestão do novo prefeito e destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura do município de Vassouras, que é um dos pólos turísticos do Rio de Janeiro, conhecida como a cidade dos Barões do café.

 

 

- Com o Centro de Democratização Digital (CDD) da Faetec, os moradores poderão mandar currículos, criar endereços eletrônicos, solicitar benefícios, como auxílio maternidade e diversos outros.  Outro passo importante é o ensino profissionalizante que poderá ser feito à distância. Isso significa que estamos trazendo o amanhã para o hoje. É o futuro que está sendo feito agora, para melhorar a qualidade de vida da população de Vassouras, afirmou Cardoso.

 O prefeito Renan Oliveira também falou sobre a nova conquista dos habitantes de Itakamosi:

  - Esse é mais um compromisso a ser cumprido. Agradeço ao empenho da Secretaria de Ciência e Tecnologia, representado pelo deputado federal Alexandre Cardoso.  Essa iniciativa é uma forma eficiente de democratizar o acesso à informação. Estamos promovendo a inclusão social através da inclusão digital, dando o direito a todos dessa cidade, independente de classe social , de acessarem o conhecimento.

 

 

A Faetec Digital foi instalada bem no centro de Itakamosi, na Praça José Miranda, que é a principal opção de lazer para crianças e jovens nos finais de semana.  Agora, com a chegada da Faetec, esse público terá um motivo a mais para frequentar o lugar, que é referência de espaço público com diversão, ambiente familiar e segurança. É o caso de Pedro Gabriel, 21 anos. Para ele, o CDD vai ajudar os mais novos que ainda não tiveram o contato com a rede virtual:

 

- Para a infância daqui é muito importante ter um local como esse, porque incentiva a desenvolver uma proximidade com a informática, e acaba sendo mais uma forma de comunicação com o mundo ao redor. É bom também para quem está buscando um curso para estudar. À distância agora dá,  comemorou.