Internet grátis chega a Parada Angélica através de ampliação do Baixada Digital

Nesse sábado (9/04), o bairro do terceiro Distrito de Duque de Caxias recebeu mais uma unidade móvel de internet grátis, uma iniciativa da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia que integra o Programa Rio Estado Digital, sistematizado pela Faetec. A inauguração contou com a presença do secretário Alexandre Cardoso que representou o Governador, o presidente da Faetec, Celso Pansera, o deputado estadual Geraldo Moreira, o vereador Ricardo da Karol, além de lideranças comunitárias como Carlinhos Celestino e Ruth Ramos.

O secretário Alexandre Cardoso destacou o objetivo prioritário do governador em transformar o Rio no primeiro Estado Digital do país:

- Estamos dando um passo importante para levar internet em banda larga gratuita a todo o Estado. Essa é a revolução silenciosa que está acontecendo nos municípios, principalmente nos mais distantes. Todo mundo aqui vai poder acessar internet, os adultos poderão resolver pendências de documentos, os alunos poderão fazer pesquisas. Estamos trabalhando para a internet gratuita ser de todos, frisou Alexandre Cardoso.

 

 

                                                                                                          Fotos: Rafael Barreto/FAETEC

Secretário Alexandre Cardoso exibe seu celular conectado à internet wi-fi que chegou ao bairro

 

 

No quiosque instalado na Praça Afonso David, há nove computadores para uso livre de navegação na web. A sala é climatizada e fica bem no centro de Parada Angélica. O objetivo é alcançar as comunidades de Vila Esperança, Vila Araci, Getúlio Cabral, Parque São Cristóvão, além de parte de Santa Luzia.

 

 

Quiosque da Baixada Digital instalado no centro de Parada Angélica 

 

Na unidade do Baixada Digital, Marco Aurélio recebe instruções de como navegar na rede

 

 

- Entregamos à Parada Angélica mais essa conquista. Não estamos competindo com grandes empresas provedoras de internet. Estamos no caminho do desenvolvimento econômico e social que está aliado ao acesso democrático da internet e, por isso, Parada Angélica dá um grande passo nesse sentido, afirma o presidente da Faetec, Celso Pansera.

 

Celso Pansera fala da importância da democratização do acesso à internet

 

 

Programa começou em 2008 e cobre áreas do Rio e Baixada

 

O Rio Estado Digital, que conta com suporte de universidades e do IME, começou no fim de 2008. Hoje, ele atende as comunidades de Santa Marta, Cidade de Deus, Manguinhos (condomínio do PAC), Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Rocinha, além de corredores importantes do Rio, como a orla da Zona Sul, as avenidas Brasil, Presidente Vargas e Duque de Caxias (Vila Militar), a Rua Teresa (Petrópolis) e municípios da Baixada. Durante o Carnaval de 2010 e deste ano, o Rio Estado Digital também conectou a Marquês de Sapucaí.