Abertura do I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores: saberes da educação profissional e tecnológica

 

Uma solenidade on-line marcou, na noite desta terça-feira (15), a abertura do "1º Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores: saberes da educação profissional e tecnológica". O evento, que acontece até quinta-feira (17), está sendo transmitido em seu canal no YouTube. Mais de 2.400 estudantes e profissionais estão inscritos e participando desta edição.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, o evento é muito relevante para a Rede. “É um importante encontro científico, que marca profundamente a instituição. Isso é prova de que a secretaria de Ciência, Tecnologia  e Inovação e todos os entes vinculados a ela estão integrados e levando o Estado do Rio de Janeiro a um novo momento. Parabenizo cada um que vem desenvolvendo esse excelente trabalho neste colóquio e por esse espaço virtual de troca de conhecimento entre os professores”, destaca Carrilho. 

O I Colóquio Faetec tem como objetivo geral promover a pesquisa na Rede e dar projeção, tanto no Estado do Rio de Janeiro, bem como em nível nacional, à Política de Pesquisa e Extensão da Rede, recentemente implantada pela Diretoria de Ensino Superior (Desup). 

De acordo com a coordenadora geral do Centro de Memória e organizadora do evento, Patrícia Freitas, a relevância do I Colóquio consiste na disseminação e consolidação do conhecimento no campo da educação, através da divulgação de trabalhos acadêmicos e de pesquisas concluídas ou em andamento. 

“Além de fomentar o intercâmbio entre a Faetec e outras instituições de ensino tecnológico e universidades, nosso objetivo é incentivar a pesquisa e concorrer para o aperfeiçoamento do ensino e da formação profissional, alavancar publicações periódicas para divulgação de pesquisas científicas, estimular e promover a divulgação de livros entre os participantes do evento”, esclarece Patrícia Freitas.

O evento torna-se inédito na área tecnológica fluminense por promover o diálogo entre as produções de conhecimento no âmbito do ensino tecnológico e acadêmico. Diante disso, estão sendo tratadas pesquisas nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. 

“Ver o sucesso do evento em nível qualidade das atividades e de quantidade de interessados no Colóquio nos enche de orgulho. Estão sendo dias recheados de conteúdo e um cardápio muito variado de discussões. Desejo que o colóquio seja um grande marco inicial de um novo momento na Faetec, de um movimento de transformação digital”, destacou o vice-presidente José Wilson. 

Quem também esteve presente à cerimônia de abertura foi Rogério Pires, presidente da Fundação Cecierj e ex-vice-presidente educacional da Faetec. Ele falou um pouco da sua participação na organização do evento, quando ainda atuava na rede, e do alcance da ação. 

"Desde o início, fui um entusiasta dessa ação e pude contribuir um pouco na organização. O meu desejo é que este seja o primeiro de muitos, porque é um evento digno do tamanho da Faetec. É uma promoção de intercâmbio da Faetec com outras instituições, inclusive com palestrantes de nível internacional, que só enriquece e agrega a essa iniciativa”, destaca Pires. 

Ao todo, estão sendo realizadas três conferências, 28 mesas-redondas, 17 minicursos e workshops, lançamento de livro, comunicações orais e vídeo-pôsteres.

 

Confira tudo aqui: https://coloquiofaetec.com.br/