Responsabilidade ambiental dá prêmio à Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek

A urgência que o tema meio ambiente impõe ficou nítida durante o mais recente encontro para discutir as mudanças climáticas em todo o mundo: a Conferência COP 26, em Glasgow, na Escócia. Um grupo de alunos e professores de um projeto intitulado “JK Sustentável” deu mais do que uma simples contribuição, com talento, compromisso e responsabilidade. A Escola Técnica Estadual (ETE) Juscelino Kubitschek, em Jardim América, Zona Norte do Rio, colocou em evidência a importância da educação ambiental valorizada pela Rede Faetec.

Formado pelas professoras Caroline Porto; Larissa Huguenin e Rosane Meirelles, e mais 20 alunos da ETEJK, o grupo conquistou o primeiro lugar na categoria Vídeo pôster (uma apresentação autoexplicativa de até três minutos), num concurso organizado pela 1ª Conferência Latino-Americana de Saúde e Educação Ambiental, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo resultado saiu no dia 19/11.

Com o tema “Mudanças Climáticas: o que os estudantes têm a ver com isso?”, eles expuseram no trabalho a interferência do homem como sendo um dos maiores responsáveis pela mudança no clima. O vídeo traz dados do último Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e faz um alerta sobre o aumento da temperatura (1,5°C) e suas consequências para fenômenos extremos e como isso vai afetar a saúde da população.

Para a professora da Faetec Caroline Porto, as mudanças climáticas são temas que exigem urgência e têm potencial transformador da humanidade. Ela também ressalta a importância desta conquista para os alunos.

“Em escala local, nossas meninas e meninos estão cada vez mais abrindo caminhos para a sustentabilidade. E o prêmio é um grande incentivo para fortalecer e ampliar o trabalho iniciado em sala de aula", orgulha-se a professora, mestre em saúde pública.

O projeto escolar “JK Sustentável” funciona permanentemente desde 2009. E, a partir de 2013, passou a promover encontros com os alunos para discutir projetos que auxiliem e tenham a ver com a melhoria do meio ambiente.

Para realizar o trabalho, foram necessários oito encontros síncronos de uma hora de duração cada, somados às atividades assíncronas, com participação de 15 alunos atuantes no projeto escolar de sustentabilidade. Durante os encontros, foram produzidos e apresentados diversos conteúdos. Em seguida, os estudantes produziram material para divulgação científica da temática na rede social, o que gerou interação e sensibilização com diversas pessoas.