Sorteados nos cursos de Qualificação Profissional da Faetec devem realizar matrícula até hoje, dia 08

Os candidatos sorteados para uma das 30 mil vagas nos cursos de Qualificação Profissional oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), têm até terça-feira, dia 08/02, para efetuarem suas matrículas. A data limite vale para sorteados tanto para os cursos presenciais quanto para a modalidade a distância (EaD). 

O concurso contou com 97.727 inscrições para 43 unidades da Rede. No ranking dos cursos mais procurados estão; Assistente administrativo, Operador de Computador, Inglês, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Assistente de Recursos Humanos. A soma dos cinco primeiros representa 40% das candidaturas.  

O destaque deste edital, além da quantidade no número de vagas, foram os cursos oferecidos para área de cultura, como os de música com aulas de diversos instrumentos, e a retomada de capacitações no formato Ensino a Distância (EaD). Além disso, havia ainda formações tradicionalmente oferecidas de forma presencial, como Agente de Informação Turística, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Confeiteiro, Encanador Industrial, Manicure e pedicure, Maquiador, Salgadeiro, Padeiro, Soldador, entre outros,

De acordo com o edital, o não envio de documentos por e-mail, por parte do candidato ao curso Ead, e o não comparecimento do selecionado ao curso presencial à unidade escolhida, nas datas informadas no Cronograma do Processo Seletivo, acarretarão a perda da vaga e a eliminação do candidato. O resultado final pode ser conferido na página eletrônica: www.faetec.rj.gov.br ou neste link: https://bityli.com/SgvJk. As aulas começam no dia 14 de fevereiro.

 

Documentos necessários para apresentação na unidade de ensino no ato da matrícula:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF (Cadastro de Pessoa Física);

c) Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);

e) Comprovante de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso pretendido; e

f) Curso de qualificação ou comprovante de experiência profissional na área, exigidos como pré-requisito do curso pretendido.