Faetec realiza formatura do Pronatec Mulheres Mil em Nova Iguaçu
- Detalhes
- Publicado em Terça, 27 Agosto 2024 15:49
Nesta segunda-feira (26), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realizou a formatura de mais uma turma do programa Pronatec Mulheres Mil. Ao todo, 19 alunas concluíram o curso de Qualificação Profissional em Assistente de Logística, oferecido pela Faetec Nova Iguaçu - Unidade Centro, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.
Para o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, “é uma honra ver vocês concluindo este curso e saber que a Faetec está de portas abertas para acolher novos desafios em suas jornadas. Como alguém que nasceu e cresceu aqui em Nova Iguaçu, é um orgulho trabalhar por nossa cidade e, principalmente, pelas mulheres que são a base de nossa sociedade. Que este seja apenas o começo de muitas conquistas".
O Programa Pronatec Mulheres Mil, criado pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de promover a inclusão social, profissional e a autonomia financeira de mulheres por meio da educação. Com foco em mulheres vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade ou risco social, o programa oferece vagas em cursos de Qualificação Profissional, fortalecendo o caminho para uma vida mais segura e independente.
Em seu momento de fala, a presidente da Faetec, Caroline Alves, agradeceu ao secretário da pasta e a todos os servidores que atuam no Pronatec Mulheres Mil, destacando a satisfação de fazer parte da cerimônia.
“Fico muito feliz em compartilhar esse momento com vocês. Desde o início, o município de Nova Iguaçu nos acolheu de braços abertos, criando as condições ideais para que pudéssemos desenvolver este projeto aqui. Não posso deixar de cumprimentar e agradecer às pessoas que trabalharam incansavelmente para tornar possível a realização desta iniciativa, o compromisso de vocês foi essencial. Tenho certeza de ainda vamos formar muitas turmas de mulheres nessa cidade”, declarou a gestora.
Durante o evento, foi destacado o impacto positivo dessa iniciativa na capacitação feminina e na promoção da inclusão no mercado de trabalho. Também estiveram na solenidade a secretária Municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros Fonseca; a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ana Paula Coelho Lopes; a coordenadora do Pronatec na Faetec, Rogéria Almeida; a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM, Sônia Lopes; e a diretora da Faetec Nova Iguaçu - Unidade Centro, Márcia Cardoso; entre outras autoridades.
Representando a Secretaria de Estado da Mulher, a superintendente Marcele Porto também falou com as formandas, dizendo: “ver a emoção de vocês, especialmente hoje, no Dia da Igualdade Feminina, é um lembrete poderoso da nossa luta contínua por igualdade. A Secretaria de Estado da Mulher, uma iniciativa pioneira do nosso governador, busca promover a autonomia econômica das mulheres, e o programa Mulheres Mil é um marco nesse avanço. Este curso em logística é apenas o início de uma jornada de conquistas”.
O bolo da festa, assim como todos os doces e salgados servidos, foram produzidos pelos alunos dos cursos profissionalizantes na área de gastronomia da Faetec Nilópolis - Unidade Paiol de Pólvora. Os estudantes do curso de eventos também fizeram a ornamentação e recepção de convidados, todos coordenados pela gestora do polo, Patrícia Monteiro, que também compôs a mesa solene. A Faetec Nilópolis - Unidade Nova Cidade também contribuiu com o evento, oferecendo serviços de penteado e maquiagem, realizados pelos alunos do polo.
A Isabella Ferreira Santos ficou sabendo da abertura de inscrições pela tia. Ela então procurou uma unidade do CEAM, que a encaminhou para a Faetec.
"Quando soube da oportunidade de fazer o curso de Assistente de Logística pela Faetec, fiquei muito interessada, pois estou em busca de uma profissão agora que estou terminando a escola. No início, tive dúvidas sobre minha capacidade de concluir o curso, mas, com o apoio das meninas, dos professores e da equipe da Faetec, tudo foi incrível. Gostaria de agradecer especialmente aos professores que foram espetaculares. Embora eu ainda não tenha decidido qual profissão seguir, esse curso abriu novos caminhos para mim e foi uma experiência maravilhosa. Estou muito satisfeita e grata por tudo que aprendi", concluiu a jovem de 16 anos.