Alunos da Faetec ganham dez medalhas nas Olimpíadas Canguru e de Matemática
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 31 Outubro 2024 17:40
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental República, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foram o destaque em duas das mais importantes competições acadêmicas da área de exatas: a Olimpíada Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com resultado final e premiações acontecendo neste mês de outubro, as disputas ressaltaram o talento e a dedicação dos alunos da Faetec.
A Olimpíada Canguru de Matemática é a maior competição internacional da disciplina, abrangendo alunos desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Esse ano, dez alunos da EEEF República foram premiados com medalhas de prata, bronze e menções honrosas, entre 200 participantes da unidade. A competição tem o objetivo de estimular o raciocínio lógico e o interesse pela matemática, reunindo milhões de alunos ao redor do mundo, sendo um dos maiores desafios acadêmicos globais.
O estudante Nicollas Azevedo conquistou a medalha de prata na competição desse ano e destacou a importância do apoio dos professores e colegas durante o processo de preparação, reforçando que a experiência o motivou a continuar se dedicando aos estudos e a buscar novos desafios acadêmicos: “Não sei explicar a sensação de ganhar uma medalha em uma competição tão desafiadora. Eu me dediquei muito, mas não tinha ideia de como seria o resultado. É extremamente gratificante ver que todo o esforço valeu a pena”, ressaltou.
Outra disputa que conta com a participação dos alunos da EEEFR, é a OBMEP. Reconhecida por seu papel fundamental na promoção da matemática entre alunos de escolas públicas, os estudantes também obtiveram excelentes resultados, conquistando diversas premiações e mais uma vez mostrando a qualidade do ensino oferecido pela escola.
A Samara Martins, do 8° ano, que recebeu Honra ao Mérito na OBMEP, contou um pouco da satisfação por essa conquista: “Quando fui fazer a prova da segunda fase, estava bastante ansiosa e em oração e, principalmente, ansiosa pelo resultado. No dia da divulgação de premiados, quando vi que meu nome estava na lista, falei com meus pais e chorei de tanta alegria ao ver que meu estudo, meu cansaço e meu esforço tiveram retorno. Espero que outras pessoas sejam inspiradas e saibam que por mais que seja grande a demora, seu esforço terá resultado”, contou a estudante.
Para a Presidente da Faetec, Caroline Alves, os resultados expressivos alcançados em competições como a Olimpíada Canguru e a OBMEP refletem a dedicação dos alunos, o comprometimento dos professores e a excelência do ensino promovido pela Fundação: “É extremamente gratificante ver o protagonismo que nossos estudantes estão conquistando nessas Olimpíadas de Matemática. Esses resultados são fruto do trabalho árduo das nossas escolas e do empenho incansável dos professores, que estão sempre buscando levar nossos alunos a patamares mais altos de sucesso”, ressalta a presidente.