Alunos da Faetec em Volta Redonda participam evento nacional de robótica no Maranhão
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 22 Novembro 2024 17:27
Evento de robótica está acontecendo em São Luis do Maranhão até o dia 23 de novembro e é considerado um dos maiores da categoria no Brasil, reunindo jovens de todo o país na tentativa de classificação para a Copa do Mundo de Robótica
A confiança no potencial dos alunos vai rompendo barreiras e credencia a Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira para, mais uma vez, apresentar resultados importantes no segmento da tecnologia. Alunos que participam do projeto de robótica da unidade estão em São Luis do Maranhão representando a unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na edição 2024 do FIRA, um dos principais eventos nacionais da categoria, que credencia a participação de jovens de todo o país na Copa do Mundo de Robótica.
Liderados pelo professor Cael Scherpel Pires, o estudantes Rodrigo Nunes da Silveira, Gustavo de Souza Germano, Gabriel Pinheiro Vieira da Silva e Bernardo Souza Vianna, foram selecionados após garantirem o terceiro lugar na prova de Clif Hanger, no torneio estadual realizado no primeiro semestre.
“O Clif Hanger é uma disputa entre dois robôs, similar ao sumô, onde cada um precisa identificar, de maneira autônoma, o adversário e empurrá-lo para fora da arena. Nos encontros da equipe, os alunos do curso Técnico de Informática têm oportunidade de aplicar o conhecimento de forma prática na busca por soluções de problemas e desenvolver habilidades de programação com a plataforma Arduino e Lego”, explica o professor, que está sempre propondo desafios aos estudantes.
De acordo com o docente, o aprendizado de robótica acaba desenvolvendo habilidades que impulsionam a carreira dos alunos, que colocam em prática conhecimentos técnicos e ampliam as possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho, em diversas áreas de atuação.
O FIRA Brasil é um capítulo regional do FIRA ROBO WORLD CUP, organizado pela Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA). Criado em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, na Coreia do Sul, o evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento tecnológico em crianças, adolescentes e adultos, despertando e incentivando a união da ciência, tecnologia e criatividade, com foco no desenvolvimento de robôs autônomos inteligentes.