Faetec Duque de Caxias - Unidade Olavo Bilac promove Semana do Empreendedorismo Feminino com foco em moda e gestão
- Detalhes
- Publicado em Terça, 03 Dezembro 2024 16:15
O polo recebeu influenciadoras e profissionais que empreendem para roda de conversas. Desfile com peças customizadas revelou o potencial dos alunos caxienses.
Customização, sustentabilidade e histórias de empreendedorismo de sucesso foram os temas abordados no primeiro durante a Semana de Empreendedorismo Feminino, realizada na unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no bairro de Olavo Bilac, em Duque de Caxias. o evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de novembro.
O foco da semana foram as tendências da moda e práticas de gestão, abordando a importância do empreendedorismo de iniciativa da mulher em diferentes áreas de atuação. Na abertura, mediada pelo professor Fábio Pereira, o tema escolhido foi o empreendedorismo na área da beleza. A influenciadora e escritora, Luana Carvalho, dividiu o espaço com Amanda Sant’Ana, empresária especialista em bronzeamento artificial.
Natural de Porto Alegre, Luana faz sucesso nas redes sociais com conteúdos que abordam moda e comportamento. A influenciadora tem mais de 150 mil seguidores em uma de suas redes sociais e acaba de lançar o livro “O Amor Não Mora na Urgência do Outro”.
“Escrevo desde criança e a minha relação com o empreendedorismo começou dentro de casa. Minha avó foi empregada doméstica e começou a vender sapatos. Desta jornada de vendas de porta em porta até a conquista da primeira loja, foram 15 anos de muito trabalho e resiliência. A minha caminhada começou na pandemia, quando comecei a produzir conteúdo sem nenhum tipo de recurso muito elaborado. Eu contava apenas com o meu celular, que não era o mais potente, e uma luminária velha, mas fui aprendendo e hoje vivo realmente da internet. O livro é um passo importante porque trata as fases do amor sem o romantismo. A gente parte da dor do amor, passa pela aceitação em sermos como somos e finaliza na cura necessária para seguir os nossos objetivos”, diz a escritora.
Com o objetivo de inspirar a comunidade, Amanda Sant’Ana também compartilhou parte de sua trajetória com os alunos e o público presente. Ex-aluna da Faetec, a empresária sempre empreendeu no segmento da beleza.
“Fui mãe jovem, construí uma família que me apoia e que percorreu este caminho junto comigo. Sempre gostei deste segmento e comecei me capacitando na Faetec, com o curso de cabelereira. Trabalhei muitos anos nesta área mas, por conta do esforço repetitivo tive que buscar outros meios. Tentei ir para o mercado corporativo com outra atividade totalmente diferente e não me adaptei, foi quando decidi investir tudo o que eu tinha no segmento do bronzeamento. Estudei o mercado e hoje posso dizer que a gente não tem somente um serviço de beleza, o que entregamos é uma experiência para que a mulher se olhe no espelho e se sinta feliz com ela mesma”, diz a empresária.
Moda sustentável em pauta
Preparando-se para formar mais uma turma de alunas no mês de dezembro, a moda também esteve em pauta no primeiro dia de evento. A preocupação com o consumo consciente, reciclagem e customização de peças foi pauta importante com a apresentação de um minidesfile onde peças de jeans foram recicladas e customizadas pelas alunas de corte, costura e modelagem. Patrícia Lopes, que comanda a disciplina Upcycling em Jeans , recebeu a empresária Danielle Costa, dona da marca Anastácia, para uma conversa sobre empreendedorismo e inovação. Integrante do Fashion Revolution, um movimento global que busca a conscientização coletiva sobre os processos de manufatura e distribuição das peças, Danielle começou a empreender em 2008, ao deixar o mercado corporativo e abrir sua própria confecção. Em 2019, criou a Anastácia, e deixou de prestar serviços para grandes marcas para dedicar-se ao negócio.
“Acredito muito na força das periferias, temos potencial e criamos soluções criativas para nossos problemas. Somos empreendedores por vocação. Mostrar minha marca como mulher preta e periférica como inspiração para essas meninas e ver que é possível ter sucesso fazendo moda me aquece o coração”, comentou.
A unidade também recebeu a visita de Gustavo Torres, da AgeRio, agência de fomento do Governo do Estado, com dicas importantes para quem deseja iniciar o próprio negócio.