Faetec promove palestra sobre transtornos no ambiente escolar

 

Com o tema “Desafios Invisíveis: Desenvolvendo Habilidades para a Diversidade em Tempos Atuais”, a psicóloga e professora Sandréa Pontes, da Escola de Saúde da Faetec, ministrou uma palestra voltada para os docentes da instituição. O evento ocorreu na quinta-feira (3/4), no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), no campus da Faetec, em Quintino. Durante sua fala, a professora abordou a importância dos cuidados e da prevenção dos transtornos mentais, além das consequências que esses problemas podem ter nas salas de aula.

O objetivo da palestra é a proposta de uma capacitação dos professores visando minimizar as dificuldades dos alunos no cotidiano, pensando em uma reestruturação do processo seletivo, estabelecendo, por exemplo, teste de aptidões específicas e, explicar quais habilidades são necessárias para o curso que ele pretende se formar.

É necessário reconhecer os transtornos para organizar minha atuação em sala de aula?
A partir dessa questão, Sandréa Pontes conversou com os educadores sobre como lidar com o aumento de transtornos mentais na pós-pandemia. Entre os problemas mais comuns estão a depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e transtornos de personalidade, que têm se tornado frequentes no ambiente escolar. Segundo ela, é preciso fornecer meios para que o professor consiga trabalhar com PCDs (pessoas com deficiência). Em casos mais simples, facilitar a organização do ambiente, como a posição do aluno em sala e materiais de tecnologia assistiva como suporte. “Minimizar essas questões dentro de um projeto de inclusão pode facilitar o desenvolvimento dos alunos no processo de formação profissional”, afirmou a professora.

O vice-coordenador do CVT, Fernando Marques de Oliveira, expressou satisfação com a participação ativa dos presentes no auditório. “Essa troca de experiências de como agir em sala de aula foi muito enriquecedora. Considero que foi uma experiência excelente”, concluiu.

Sandréa Pontes ressaltou a importância de os professores estarem atentos aos comportamentos dos alunos, especialmente aqueles que apresentam sinais como dificuldade de socialização, isolamento, falta de atenção, ausência de foco ou comportamentos imperativos. Esses alunos, segundo a psicóloga, merecem uma atenção especial dos educadores, que devem orientar os pais a buscar ajuda profissional.