ISERJ promove ações em comemoração aos 145 anos

Professora Priscila Garcez palestrou para os participantes 

No seu 145° aniversário, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), unidade da Faetec-RJ, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), preparou uma programação especial, com diversas ações que conta com a  participação de alunos e professores, que incluem práticas interativas, apresentações, contação de histórias, palestras, exposições e roda de conversas.

“Para a diretora Giovane Ramos, é uma satisfação comemorar mais um ano de existência do ISERJ, com atividades que falam sobre a história do instituto. Suas conquistas, desafios e impactos ao longo do tempo reforçam o compromisso da educação pública. O nosso propósito é formar professores e lutar pela educação!”.

No dia 9 de abril (quarta-feira), a Faetec, por meio da Diretoria de Educação Superior (DESUP), realizou uma aula magna sobre a formação de professores. O objetivo principal das Aulas Magnas, organizadas semestralmente, é promover um espaço de reflexão e debate sobre temas relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. 

O tema do evento foi  “Quem quer ser professor hoje em dia? Identidade(s) docente(s), desafios e políticas de formação para os cursos de Pedagogia”, contou com a participação da Diretora do Iserj, Giovane Ramos, da mediadora Prof. Patrícia Hinsch e a presença da convidada Prof. Dra. Priscila Garcez, que palestrou sobre a importância da formação docente para a qualidade da educação, suas mudanças e os desafios que surgem na educação contemporânea.  

O encontro foi uma oportunidade para  fortalecer a atuação da instituição na formação de educadores, reconhecendo sua importância, valorizando o papel dos professores na construção do conhecimento e reforçando iniciativas que gerem oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

“Um dos maiores desafios para quem está começando a carreira docente é o reconhecimento do magistério como uma atividade profissional, especialmente em tempos de desvalorização da profissão. É necessário um olhar atento e o entendimento de que, sem a valorização dos professores, não há educação de qualidade. Além disso, a partir do momento que o professor entra em sala de aula, ele se depara com diversos desafios, não importa há quanto tempo esse profissional esteja atuando,  destacou a palestrante.”