Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação realiza 1º Seminário de Inteligência Artificial
- Detalhes
- Publicado em Terça, 20 Maio 2025 15:22
No evento foi anunciada a criação da primeira faculdade pública de Inteligência Artificial
Com o avanço tecnológico e o fortalecimento do conhecimento científico, a Inteligência Artificial (IA), tem se consolidado como uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Por isso, centenas de pessoas participaram do I Seminário de Inteligência Artificial e Ciência – Conectando Mentes Brilhantes. Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento aconteceu na segunda-feira (19), no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, no Centro do Rio.
Na ocasião, foram realizadas palestras com profissionais renomados, especialistas e pesquisadores, para discutir a importância da utilização da IA nas áreas do conhecimento: energia, cidades inteligentes, saúde, educação, agroindústria e segurança pública. A proposta foi promover uma reflexão sobre os impactos e aplicações da Inteligência Artificial nessas esferas, estimulando, dessa forma, a troca de conhecimentos e experiências.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi representada no evento pelo presidente Alexandre Valle, que compôs o painel de Educação; e pelos professores da rede, Lucimar Cunha e Bruno Guingo, nos painéis de Energia /Cidades Inteligentes, Saúde e Agro /Indústria.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, destacou:
“Este evento permite um espaço para compreender a relevância dos impactos sociais que este tema tem gerado em nosso país. Sem dúvida, a IA vem mudando o conceito de construção de soluções inteligentes. Ela está moldando o presente e definirá o nosso futuro. É com muita alegria e satisfação que damos início ao primeiro Seminário de Inteligência Artificial e Ciência, promovido pela nossa Secretaria”.
Para o presidente da Faetec e entusiasta da utilização da Inteligência Artificial, Alexandre Valle, “a Inteligência Artificial é uma realidade e temos o compromisso de oferecer todos os mecanismos para que todos tenham acesso a essa tecnologia”.
Representando a Faeterj Petrópolis, o professor Bruno Guingo falou de sua trajetória e da importância do evento:
“Entendo que promover espaços como este é fundamental, pois nos permitem alinhar nossa atuação educacional com as demandas emergentes, garantindo que nossos cursos e projetos estejam na vanguarda da inovação. A integração entre a educação pública e políticas públicas discutidas aqui é crucial para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. A IA não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um agente transformador em setores estratégicos”, conclui Bruno Guingo.
No encerramento do evento foi assinada - pelo secretário Anderson Moraes, pelo presidente Alexandre Valle e prefeita de Saquarema, Lucimar Pereira, uma carta de intenção com o Governo do Estado para a inauguração da primeira faculdade pública de Inteligência Artificial do Rio, por meio da Faetec, no município de Saquarema.
Também estiveram presentes no Seminário, os vice-presidentes administrativo e educacional da Faetec, Fabrício Repsold e Ana Paula Pillar; a presidente da Faperj, Caroline Alves; o presidente da Fundação Cecierj, Ricardo Piquet; a secretária municipal de Saquarema de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, e outras autoridades.