Alunos da Escola de Música da Faetec se apresentam no Teatro Abdias do Nascimento

Festival Haydn-Mozart reuniu alunos de canto coral, musicalização infantil e recital

Subir ao palco de um teatro e apresentar-se para o grande público é o sonho de quem deseja viver da arte, seja ela o teatro ou a música. Na Fundação de Apoio à Escola Técnica, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, os alunos dos cursos de canto coral e musicalização infantil viveram tal experiência por conta do fim do semestre letivo.


Divididas em três dias, as apresentações dos estudantes com idade entre 09 e 14 anos mostraram que violino e canto lírico fazem parte do cotidiano dos jovens, entre eles Nathan Albert e Julliany Pereira, ambos com 11 anos.


“Aqui na Faetec nós temos a chance de nos tornar profissionais da música. Treino todos os dias por mais ou menos 30 minutos além das aulas, fazendo os exercícios e gosto muito”, diz Nathan que teve os pais na plateia.


Moradora de Nova Iguaçu, Julliany confessa que é sempre um desafio deslocar-se por mais de uma hora até a unidade Quintino para as aulas do professor Marcelo Palhares. Sempre com a mãe, a futura violinista não cogita a ideia de desistir da carreira.


“Chego em casa e repito os exercícios para aprimorar a técnica cada vez mais. Serei uma grande violinista, eu creio”, diz ela.


Os concertos são atividades pedagógicas cuidadosamente elaboradas pelos professores com o intuito de preparar os alunos para a experiência de palco, ao mesmo tempo em que são desenvolvidos a musicalidade e a concentração, além da possibilidade de todos os alunos, crianças, jovens e adultos, tocarem em conjunto.
As atividades, interpostas com solos e violino e canto lírico, terminaram com cameratas que contaram com a participação dos professores Willa Soanne, canto - Benedito Rosa, piano e Marcelo Palhares, violino.


Na programação, Joseph Haydn e Wolfgang Mozart , nomes que foram primordiais no desenvolvimento da Escola de Violino, da sinfonia, do Canto Lírico e da Ópera.


“É importantíssimo abrir os horizontes dessas crianças e jovens para esses clássicos para que eles possam conhecer esses gêneros musicais e colocar a criatividade para fora. Queremos que este seja o pontapé para que tenhamos, além de cientistas, grandes artistas no mercado”, diz Alexandre Valle, presidente da Faetec.


As inscrições para os cursos de iniciação musical estão abertas até o dia 17 de julho, por meio do edital de Formação Inicial e Continuada. Para mais informações sobre as mais de 25 mil vagas oferecidas em toda a rede Faetec, acesse www.faetec.rj.gov.br. O sorteio acontece no dia 18 deste mês.