Faetec forma profissionais para o mercado de estética

Piooneira do curso técnico no Rio de Janeiro funciona em Nova Iguaçu. Alunas vislumbram futuro promissor na carreira 

Um dos segmentos mais promissores dos últimos dez anos ganhou novas profissionais prontas para atuar, graças ao trabalho realizado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O Curso Técnico em Estética da unidade Nova Iguaçu da Faetec, formou 15 alunas que receberam seus certificados e agora estão aptas para trabalhar em um mercado que, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), ocupa a quarta posição global em beleza e cuidados pessoais, apresentando um crescimento expressivo de 500%  nos últimos cinco anos, movimentando bilhões de reais em investimentos. 

“Este é um momento que nos orgulha muito porque, ao longo destes 18 meses, foram muitas histórias de superação que acompanhamos de perto. Somos muito mais do que um quadro técnico dentro da Faetec, somos pessoas que, além de ensinar, precisamos acolher e entender as dificuldades das mais diversas de nossos alunos. Tanto para eles quanto para nós, o momento do certificado significa mais uma etapa superada, porque agora, eles, já estāo prontos e gabaritados,  e vão mergulhar no trabalho em busca da realização dos seus sonhos”, diz Márcia Cardoso, gestora da unidade. 

Entre as histórias de superação, a de Cristiana Silva da Cruz, moradora da região. Aos 46 anos ela chegou à Faetec com o objetivo de montar o próprio negócio. 

“Eu tinha feito um Curso de Formação Inicial e Continuada na unidade de Austin, porque sempre gostei do segmento da beleza. Sou uma pessoa vaidosa e, no início,  queria aprender para  usar em meu favor os benefícios da estética. Conforme  fui estudando, vi que este é um mercado que dá muitas oportunidades e comecei a planejar abrir o meu próprio negócio. No meio do caminho, sofri um acidente que fez com que eu tivesse mais dificuldade de continuar, mas  não desisti. Hoje  vou me formar e já estou abrindo a minha sala de estética aqui no centro de Nova Iguaçu”, diz a profissional que vai especializar-se na área de estética facial e planeja ir além, com uma pós graduação em biomedicina e mais cursos na Faetec, agora voltados para a área de idiomas e gestão de negócios.

 Com experiência na área de beleza, a maquiadora e cabeleireira Letícia Pereira compartilhou o momento com a família. Aos 39 anos , ela escolheu o curso para aprofundar seu conhecimento na area na qual já trabalha há mais de uma década e agora prepara-se para estudar mais para trabalhar na área de estética capilar. 

“A Faetec nos ensina não somente a parte técnica. Foi um curso muito difícil em todos os sentidos porque tínhamos um grupo muito heterogêneo em termos de idade e personalidade, então, para quem vai cuidar de pessoas, é essencial entender e saber lidar com elas e isso foi o nosso grande desafio. A partir de agora vou me especializar e realizar o meu sonho de atingir o segmento que eu amo, que é o da estética capilar”, comentou.

O Secretário Anderson Morais ressaltou a importância do momento e aproveitou para divulgar as novidades que estão por acontecer na Fundação. 

“Estou orgulhoso em ouvir as histórias de vocês e tenho certeza de que todas terão, em breve, relatos muito positivos para nós. Aproveito para pedir que vocês falem dos cursos, divulguem nossas oportunidades, porque assim a gente consegue alcançar ainda mais pessoas e transformar a realidade de muitas mulheres”, disse ele, natural de Nova Iguaçu. Moraes esteve acompanhado de Fabrício Repsold, vice-presidente da Faetec, que também compôs a mesa. Durante a fala, o Secretário anunciou o lançamento de uma plataforma que funcionará como banco de talentos e oportunidades, promovendo a possibilidade de ajudar na oferta  de vagas para empresas e egressos.