Equipe de xadrez da Faetec é a terceira colocada nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ 2025)

Alunos da equipe de xadrez da Faetec, vinculada à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ficaram em terceiro lugar na categoria por equipes na etapa estadual dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ 2025). Na final, realizada no ginásio do Colégio Pedro II, em São Cristóvão, em 19 de julho, Júlia Brasil Thorpe, aluna da Escola de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, conquistou o terceiro lugar na categoria Sub 14 Feminino. Os demais alunos da equipe Faetec, João Pedro Tavares B. dos Santos, da Escola Oscar Tenório, e Samuel Eduardo Ferreira Laborão, da Escola Técnica Visconde de Mauá, tiveram rendimento com aproveitamento acima de cinquenta por cento na final.

 

“Foi um resultado maravilhoso. A dedicação dos nossos alunos ao xadrez em nosso campus mostra que eles gostam de desafios e entram no projeto por adesão, livre escolha, o que torna o ambiente bem interessante. Nossa garotada enfrenta com muita responsabilidade o processo de ensino e aprendizagem em nossas unidades. O xadrez é uma atividade que contribui nos aspecto tanto educacional, como de formação geral”, afirma o professor Clério de Souza Alves, coordenador do Clube de Xadrez da Faetec Marechal Hermes.

Na semifinal do evento, realizado pela secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ(FEERJ), os três alunos das unidades do campus Faetec/Marechal Hermes já haviam conquistado medalhas, em suas categorias: Julia foi a medalha de bronze, ficando em terceiro lugar na categoria Sub 14 Feminino; Samuel Laborao ganhou medalha de prata na categoria Sub 17 Masculino e João Pedro levou a de bronze, também na categoria Sub 17Masculino.

Mais de 9 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado disputam os Jogos Escolares do Rio de Janeiro. Alunos com idades entre 11 e 17 anos competiram em 20 modalidades individuais e coletivas.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, comentou o belo desempenho da equipe de enxadristas da Rede. “Toda a equipe está de parabéns, pela dedicação e excelência do resultado, o que só demonstra o comprometimento de professores e alunos com atividades aliadas da Educação e da formação geral do cidadão. E o xadrez se enquadra em tudo isso, como uma atividade benéfica ao pleno desenvolvimento dos alunos”, afirma Alexandre Valle.