Faetec Araruama forma profissionais para o mercado administrativo
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 31 Julho 2025 14:43
Foram certificados 28 alunos do curso de Formação Inicial e Continuada na modalidade de Assistente Administrativo
A inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo, são os principais objetivos de quem busca uma vaga nos cursos de formação inicial e continuada da Fundação de Apoio à Escola Técnica, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que há 28 anos oferece oportunidades gratuitas em cursos de formação nas 126 unidades distribuídas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Inaugurada em 2004, a unidade Araruama oferece, além do cursos de inglês e oportunidades na área de beleza, o curso de assistente administrativo, que formou 28 novos profissionais aptos para atuar na área, muitos deles com foco no empreendedorismo.
“Eu nunca trabalhei na área administrativa mas, o conhecimento que adquiri no curso, me deu segurança para colocar, em prática, um antigo projeto meu, que é montar uma loja física de roupas. Já tenho uma clientela queatendia em casa, mas agora terei meu próprio negócio aplicando todo o aprendizado das aulas. Me sinto pronta para isso, graças à Faetec”, diz Rosana do Valle, 48 anos, que compartilhou com o filho Breno, de 21, os momentos em sala de aula. Segundo ele, um dos destaques do curso é a visão ampliada do funcionamento de uma empresa, o que torna o profissional mais completo.
Bastante aplaudido e celebrado pelos alunos, o professor Mukenge Shay conta como a Faetec se destaca na formação de profissionais para o mercado. Congolês naturalizado brasileiro, ele é professor universitário e procura aplicar nos cursos, alguns dos conceitos que podem auxiliar os futuros profissionais na busca por uma melhor colocação no mercado de trabalho.
“Esta é a minha segunda passagem pela Faetec e este é um momento que nos deixa muito felizes. Sabemos que o mercado de trabalho exige, cada vez mais, mão de obra qualificada e a gente coloca dentro do conteúdo, matérias como matemática financeira, negociação, planejamento estratégico, empreendedorismo, ou seja, assuntos que são abordados na universidade. Ele sai daqui pronto, não somente para exercer a função de assistente, mas para conseguir conquistar espaço pelo conhecimento que ele adquire aqui. Temos casos de alunos que se tornaram empresários”, diz Shay.
Em expansão, a unidade passa a ocupar um espaço maior neste semestre. Segundo Carla Loyola, gestora da escola, este é um passo importante para que novos cursos possam ser oferecidos.
“É muito gratificante a gente ter mais uma etapa concluída na vida desses alunos que, muitas das vezes, têm somente esta oportunidade de usar uma beca. O curso de assistente administrativo abre muitas portas, principalmente para quem está entrando no mercado de trabalho, porque dá uma visão geral do que é uma empresa e de como ela funciona. Esses cursos modificam a vida dos alunos, o que vai além da parte profissional, porque dentro desse período que eles passam conosco, existe uma parte social, uma troca importante de experiências que eles levam para toda a vida”, comenta Carla, que destaca o aluno Vinicius Nunes, um dos exemplos de superação da turma. “Ele é um dos maiores exemplos que temos de superação e inclusão. Ele interagiu, socializou e agora está pronto para entrar no mercado”
A transferência para um espaço físico maior é motivo de comemoração tanto para professores e alunos.
“A Região dos Lagos é um celeiro de oportunidades e precisamos fomentar cada vez mais essas unidades. Neste novo espaço, temos mais salas de aula e, consequentemente, mais chance de oferecer cursos que atenderão a demanda da região. Montamos a sala de informática que, junto com os cursos já ofertados, vai trazer um complemento maior à formação desses profissionais”, destaca o presidente da Faetec, Alexandre Valle.