Professor da Faetec, Gustavo Guanabara mostra como transformar conhecimento em um grande negócio

Docente participou do podcast comandado pelo professor Alexandre Louzada no primeiro dia de Rio Innovation Week. Dupla abordou temas como o uso da Inteligência Artificial em sala de aula  

 

O Rio Innovation Week, maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, começou nesta terça, 12,  e vai até o dia 15 de agosto. Pelo terceiro ano consecutivo, a Faetec leva ao público, novidades no setor, por meio de projetos desenvolvidos por alunos  entre 15 e 18 anos, de diferentes unidades do Estado,

Ao todo, serão mais de 50 trabalhos exibidos no estande localizado no Armazém 04.  Além dos projetos, a Fundação também destaca o lançamento do livro “Faetec na Rio Innovation Week (13/08), com um resumo das apresentações realizadas nos anos anteriores, e a palestra de Gustavo Guanabara — professor que transformou sua paixão por ensinar em um case de empreendedorismo educacional de sucesso.

Lecionando  desde 1997, Guanabara começou produzindo conteúdo em CDs para ajudar alunos fora da sala de aula. Em 2013, lançou um canal que hoje é referência no ensino de tecnologia e programação, que conta com mais de 2 milhões de inscritos. Durante a pandemia, seu alcance e faturamento cresceram exponencialmente, provando que é possível unir impacto social e modelo de negócios rentável. O conteúdo gratuito ajuda milhares de estudantes a superar barreiras em cursos técnicos e faculdades.

Guanabara investiu na criação de produtos e cursos especializados, como o de Inteligência Artificial para o público em geral, mostrando como a IA pode ser uma ferramenta no dia a dia. Na manhã desta terça, primeiro dia de evento, ele conversou com o professor Alexandre Louzada sobre o uso das ferramentas em sala de aula, tema que também será abordado em uma de suas palestras.

No palco do Rio Innovation Week, ele vai contar essa trajetória na sexta-feira, 15 de agosto, e compartilhar estratégias para que educadores, criadores de conteúdo e empreendedores possam transformar conhecimento em negócio escalável e sustentável. 

Mostra de alunos movimentou o primeiro dia no estande da Fundação

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Apoio à Escola Técnica conta com um estande estrategicamente montado no Armazém 04. Neste primeiro dia de Rio Innovation Week, alunos da unidade Volta Redonda e da Faeterj Paracambi apresentaram projetos com foco em sustentabilidade e tecnologia. Plataformas como o Concurso Aqui, idealizada para auxiliar estudantes cuja renda é insuficiente para custear cursos preparatórios, apresenta videoaulas gratuitas. Desenvolvidos a partir das experiências dos estudantes, trabalhos como o Safe Pets, que pretende ser um elo entre autoridades, entidades e cidadãos na defesa contra os animais, e o Roboticenter, pensado para conectar estudantes de robótica com os principais eventos do segmento no país, também chamaram atenção do público.

Alexandre Valle, presidente da Faetec, comentou o sucesso dos projetos apresentados pelos alunos.

"Isso só nos motiva cada vez mais a trabalhar para que nossos estudantes tenha mêxito nos projetos. Queremos acompanhar a evolução desses projetos e nos orgulhamos muito quando empresas de nível internacional dão esse feedback positivo para esses trabalhos", disse Alexandre.