Ex-aluna da Faetec é destaque na Rio Innovation Week com ONG que combate a evasão escolar

Formada em Administração pela Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, em Campos dos Goytacazes, vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTIRJ), Ana Carolina Rangel foi um dos destaques do primeiro dia da Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia da América Latina. A ex-aluna da Faetec e diretora regional do projeto Tocando em Frente e Jean Pereira, vice-presidente da ONG, falaram sobre o tema “Encontrando superpoderes e multiplicando superheróis, caminhos para reverter a evasão escolar”.

“Nosso foco é mostrar que a transformação é possível. Vim do ensino público e quando criamos uma organização que abraça uma jornada pedagógica interativa com alunos do Ensino Fundamental II em escolas públicas do interior, ampliamos os horizontes educacionais e criativos desses estudantes. Muitos que nem cogitavam seguir nos estudos após o Fundamental e já querem começar a trabalhar para custear suas despesas, voltam a sonhar e seguir no caminho da Educação como ponte para uma vida melhor”, disse Ana, que visitou o stand da Faetec.

A ONG Tocando em Frente conta com uma rede de mais de 150 voluntários, entre 13 e 24 anos, que atuam em escolas públicas em todas as regiões do Brasil. Eles participam de um treinamento e são distribuídos por unidades escolares, onde os alunos são apresentados a um leque de oportunidades e histórias de inspiração em eixos diversos, como programação e robótica, artes e jornalismo, debates, inglês, intercâmbio e voluntariado. As atividades da instituição já impactaram mais de 1800 alunos.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, ressaltou a importância do ensino público de qualidade, alinhado com as exigências do mercado de trabalho. “Cada história de sucesso, cada projeto apresentado em eventos como a Rio Innovation reforça nosso compromisso com a formação profissional de excelência e que faz a diferença na sociedade”, afirma Valle.