Inteligência Artificial e longevidade são temas de palestra de professor da Faetec na Rio Innovation Week
- Detalhes
- Publicado em Sábado, 16 Agosto 2025 00:09
Victor Hugo Souza Alves participou de painel que reuniu profissionais da UERJ, Uenf e Faperj, mostrando a visão dos profissionais de saúde sobre cuidado e inovação
No último dia de Rio Innovation Week profissionais da área de saúde debateram as vantagens do uso da Inteligência Artificial para ampliar a qualidade de vida da população. No painel “Inteligência Artificial e Longevidade”, Victor Hugo Souza Alves Vieira, professor da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza, foi um dos especialistas que pontuaram com excelência a importância do uso da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente, no que se refere à terceira idade.
“Existem vários estudos que mostram que, dos anos 2000 até 2019, houve um salto no aumento da expectativa de vida do população, no entanto, ele não vem acompanhado da qualidade de vida e isso precisa mudar. Estamos buscando, diariamente, hábitos mais saudáveis e a inteligência artificial pode ser uma grande aliada na mudança desse panorama”, comentou Victor.
O docente vem realizando um trabalho consistente com alunos da escola localizada em Quintino, uma das unidades pertencentes à rede Faetec. O objetivo é fazer com que os futuros profissionais tenham a inteligência artificial otimizando e acelerando o registro e a busca de dados que podem ser determinantes para o tratamento de doenças.
“Não há como substituir o humano, mas nós podemos ampliar a qualidade do trabalho que ele desempenha por meio da tecnologia, da inteligência artificial. Hoje, existem inúmeros dispositivos nos smart Watch que nos ajudam a reconhecer sinais que podem ser um verdadeiro alerta aos profissionais que irão atender esse paciente. É importante ressaltar que o envelhecimento não começa aos 60 anos, ele tem início nos hábitos que adquirimos na juventude”, disse o docente.
Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), a Fundação de Apoio à Escola Técnica apresentou mais de 50 projetos de alunos de Ensino Médio de diferentes unidades , todos orientados por professores da rede . Victor Hugo ressaltou a relevância da participação da instituição em mais uma edição da Rio Innovation Week.
“Este é um evento de grandes proporções e ter a oportunidade de compartilhar os resultados que estamos obtendo com um trabalho feito com alunos de rede pública para pessoas que são referência nessa área é maravilhoso. Isto nos impacta de forma muito positiva, criando mais perspectivas para que eles possam chegar ao ápice”, finalizou.