Alunos da ETE Santa Cruz desenvolvem jogos que incentivam empreendedorismo
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 18 Agosto 2025 17:11
O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Alexandre Valle, conferiu e se encantou com alguns dos mais de 50 projetos apresentados pelos alunos da Rede, vinculada à secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação, no último dia da Rio Innovation Week. Um dos que mais chamaram a atenção foi o jogo Maclines 3D View, criado por alunos da Escola Técnica Estadual Santa Cruz. O software interativo simula todos os processos de funcionamento, estrutura e produção de uma metalúrgica.
"Com apoio em sua formação, esses jovens podem realizar inúmeros projetos e inovações. É uma satisfação vermos como conseguem tirar aquela ideia que está na cabeça, passar para o papel e depois construir, tornar real. Isso não tem preço. Ver o empenho e a criatividade dos alunos é fantástico", declarou Alexandre Valle.
Além dos 3D View, o projeto ETESC Autopeças e Logística, um dos seis produtos do programa Do Zero ao Play, coordenado pelo professor Juio Roitberg, também utiliza uma plataforma de jogos - Roblox - que simula a construção de uma loja de autopeças, com todos os departamentos, como fábrica, administração e telemarketing. “O objetivo é incentivar o empreendedorismo, simulando a criação de uma empresa com a estrutura exata que teria na vida real”, conta Pedro Henrique Soares, 17 anos, autor do projeto, em parceria com Marlon Eduardo, também de 17 anos.
Já o podcast O Sol e a Lua, foi criado pela oficina de radionovelas do Laboratório de Audiovisual da unidade Santa Cruz. É uma audionovela ambientada no cenário dos anos 70, que aposta em recursos de acessibilidade, como áudio e legendas. “Decidimos manter o estilo mais antigo e optamos por não usar os recursos de IA”, conta Ana Letícia, 18 anos, autora do projeto.
“A exposição de tantos produtos na Rio Innovation Week mostra que a Faetec está cumprindo seu papel. Em qualquer lugar que formos, encontramos um ex-aluno atuante no mercado. Hoje mesmo (15/08) tivemos a palestra de uma ex-aluna que toca um projeto de barco não tripulado. A Faetec é a maior fábrica geradora de mão de obra de profissionais qualificados para esse Estado”, concluiu Valle.