Escola Técnica Estadual Ferreira Viana completa 137 anos
- Detalhes
- Publicado em Terça, 19 Agosto 2025 23:16
Um cardápio especial para os alunos e o tradicional bolo com parabéns movimentaram a manhã da unidade, que fica no bairro do Maracanã, Zona Norte da cidade
Inaugurada em 1888 sob o nome de Casa de São José, a história da Escola Técnica Ferreira Viana foi permeada, ao longo dos seus 137 anos de existência, pela vocação para a formação de profissionais, inicialmente por meio de oficinas e, depois, com cursos ligados ao setor industrial. Entre seus ex-alunos ilustres, a escola tem o treinador de futebol Joel Santana.
Para celebrar a data, a instituição, que pertence à rede Faetec, preparou uma manhã especial para os alunos, com direito a espaço de beleza, almoço e o tradicional bolo que contou com a presença de Márcia Farinazzo, da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, da assessora técnica Patrícia Reis e Leonardo Martins, coordenador de ensino.
“Estamos muito felizes em poder celebrar mais um ano de vida da nossa escola que vai passar por uma repaginação, isso é um verdadeiro presente para nós”, disse Gabriela Farah, diretora da escola.
A comemoração também serviu para que os alunos do Ensino Médio Técnico tivessem a oportunidade de conhecer um pouco dos cursos de qualificação profissional que a Fundação de Apoio à Escola Técnica oferece. A unidade Ilha do Governador brindou os estudantes com uma demonstração dos cursos de trancista, manicure, corte feminino e barbearia, o que gerou interesse de estudantes como Lavínia Fonseca, do curso de Edificações. Ela conta que sempre se interessou pelo ofício da barbearia e que chegou a cortar o cabelo dos colegas, mas agora pretende se profissionalizar na área.
“Eu nao sou profissional, mas agora, vou procurar o curso de formação mais perto da minha casa para ter uma opção de empreender”, conta Lavínia.
Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação é presidida por Alexandre Valle, que reafirmou o compromisso, não só com a excelência na formação de seus alunos, como também com a estrutura das unidades de ensino.
“Temos muito trabalho a fazer, mas estamos no caminho certo. A ETE Ferreira Viana vai passar por uma repaginação a fim de que a gente consiga continuar preservando toda a sua história e dar mais condições de estudo para os nossos alunos”, comentou.