Faetec inaugura duas unidades do projeto Intramuros em São Fidélis

Laboratórios de Iniciação Científica foram instalados no Ciep 420 – Joaquim Maia Brandão e na Escola Municipal Elvídio da Costa


Incentivar a pesquisa científica entre os estudantes desde os primeiros ciclos da educação é uma prioridade. Com esse objetivo, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Prefeitura de São Fidélis, inaugurou na manhã desta quinta-feira (28/08) dois laboratórios de Iniciação Científica no município do Norte Fluminense.

Os novos espaços estão localizados nos bairros Montese e Ipuca. Destinados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, eles oferecem infraestrutura moderna e totalmente equipada para o ensino prático de química, física, matemática e biologia. Outra novidade é que estudantes de outras escolas da região também poderão utilizar os laboratórios.

“Esse projeto vai melhorar nossa educação no geral, vai dar a oportunidade de conhecer na prática o que estamos aprendendo em sala de aula. Isso é investir no conhecimento, porque vai despertar o interesse dos alunos aqui do Ciep 420 em diversas áreas profissionais. Ou seja, vai nos ajudar a decidir a profissão, não apenas nesta área, mas em outras que envolvem o trabalho científico”, contou empolgada a aluna Lorena Gomes, de 13 anos.

A iniciativa busca despertar, desde cedo, a curiosidade científica, promovendo uma educação mais dinâmica, inclusiva e transformadora. Com a entrega das novas unidades, o projeto já soma mais de 40 laboratórios ativos em todo o estado.

“Hoje é um dos dias mais felizes para quem trabalha na vida pública, porque é o momento em que entregamos um equipamento transformador, que realmente muda a vida das pessoas. Aqui vamos vivenciar o conhecimento na prática e identificar talentos que poderão, no futuro, se tornar pesquisadores, cientistas e biólogos em São Fidélis. São profissões fundamentais que transformam a sociedade e trazem soluções inovadoras para o mundo inteiro”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, também ressaltou a importância da iniciativa: “À primeira vista, pode parecer simples, mas a chegada desse laboratório é resultado de muito esforço e determinação do nosso governador Cláudio Castro, do secretário Anderson Moraes e de toda a equipe da Faetec. Quero dizer aos alunos que pouquíssimas escolas privadas, até mesmo na capital, possuem um laboratório como este. Esperamos formar aqui futuros profissionais da área científica. Para isso, é essencial que vocês cuidem, aproveitem e se dediquem, porque tenho certeza de que terão um futuro brilhante”, afirmou.


A cerimônia contou com a presença do secretário Anderson Moraes, do presidente da Faetec, Alexandre Valle, do vice-presidente administrativo Fabrício Repsold, do prefeito de São Fidélis, José William Ribeiro, além de outras autoridades locais.