Faetec promove Seminário sobre saúde mental e educação inclusiva

Evento é voltado para profissionais de educação, e acontecerá na Faetec/Quintino

Como  intuito de promover a difusão científica a partir da necessidade do tema Saúde Mental na perspectiva da Educação Inclusiva, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai promover no dia 10 de setembro, o seminário “Saúde Mental na Perspectiva da Educação Inclusiva”, evento voltado para profissionais , estudantes de diferentes áreas e demais interessados.

“Setembro é um mês  voltado para campanhas para a conscientização de temas que envolvem, sobretudo, a saúde mental e o espaço escolar tem papel fundamental no apoio aos alunos, professores e colaboradores. É primordial debater esses assuntos e saber a melhor forma de lidar com eles, garantindo o bem-estar psicológico de nossos estudantes e profissionais”, diz Alexandre Valle, presidente da Faetec.

Organizado pelas diretorias de Educação da Rede e pela Unifaetec, o Seminário visa alcançar diferentes profissionais que atuam na Educação/Saúde e convivem com o crescente número de casos e diversas demandas que ocorrem no cotidiano escolar, uma oportunidade para que estagiários do programa Estagiando na Rede, professores, gestores, supervisores, orientadores educacionais, professores especializados em educação especial e inclusiva, além de profissionais de instituições parceiras possam trocar experiências e participar de discussões necessárias para ampliar e impulsionar o ensino-aprendizagem de  pessoas com deficiências, autismo e demais transtornos e/ou necessidades específicas no processo.

“Essa é a segunda edição do Seminário de Inclusão neste formato, integrado com todas as diretorias. Em 2024, focamos na funcionalidade das pessoas com deficiência. Esse ano, o foco é a saúde mental e a perspectiva da educação inclusiva, entendendo que estamos no setembro amarelo, relacionado à questão da prevenção do suicídio, o setembro verde, que fala sobre a luta das pessoas com deficiência, e o setembro azul, que fala do valor da Libras, que é a língua brasileira de sinais, e a questão da pessoa surda. Integrando essas considerações, é urgente falar de saúde mental, devido a um número crescente de transtornos mentais e adoecimentos mentais. A Faetec enfatiza esse tema, integrando todas as diretorias educacionais”, diz Sônia Mendes, assessora de Inclusão e professora de Educação Especial da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica da Faetec.

Interdisciplinar, o evento, que começa às 08h e vai até as 16h30 de forma presencial,  e contará com a presença de educadores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais que irão contribuir para o diálogo, acolhimento e escuta de soluções e ação para temas que podem provocar danos emocionais, por vezes irreparáveis, tanto aos estudantes como aos profissionais. Ao longo do dia, palestras e mesas-redondas conduzirão o público, na construção de um ambiente escolar onde o aluno se sinta acolhido, valorizado e seguro.

Todas as atividades terão a presença de tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.  O seminário será realizado no Teatro Abdias do Nascimento, que fica  na Rua Clarimundo de Melo 847- Quintino. As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas por meio do link  https://bit.ly/seminarioinclusao2025.

Serviço: Seminário “Saúde Mental na Perspectiva da Educação Inclusiva”

Data: 10 de setembro, quarta-feira

Horário: de 08h às 16h30

Local: Teatro Abdias do Nascimento ( Rua Clarimundo de Melo 847- Quintino)

Público Alvo: estagiários do Programa Estagiando na Rede, professores, gestores, supervisores, orientadores educacionais da FAETEC, professores especializados em educação especial/inclusiva, profissionais de instituições parceiras e demais interessados.