Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch promove semana de debates sobre adolescência e temas atuais
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 12 Setembro 2025 18:52
Iniciativa dos alunos do curso técnico em Eventos reuniu convidados, professores e estudantes em três dias de reflexões intensas sobre os desafios e o futuro da juventude
A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB) promoveu, neste mês, a 11ª edição do #PapoReto, um ciclo de debates organizado pelos alunos do 2º ano do curso técnico em Eventos. Com entrada gratuita e participação aberta à comunidade escolar, o evento abordou temas atuais e essenciais sob a ótica da adolescência, incentivando o diálogo, a escuta e a construção coletiva de conhecimento.
Realizado no auditório da unidade, o evento foi fruto de um projeto interdisciplinar que integrou disciplinas do ensino médio e técnico, com foco em promover diálogo, pensamento crítico e participação ativa dos estudantes. Este ano, o tema central foi a adolescência, abordada em suas múltiplas dimensões: escolhas profissionais, desigualdade social, saúde mental, educação sexual, direitos e deveres.
“O auditório estava cheio todos os dias, e os estudantes participaram com muito respeito e interesse. Foi gratificante ver o envolvimento de todos”, relatou Ygor Eduardo Domingos, aluno e membro da equipe de marketing do projeto.
Além de um exercício prático para os futuros produtores de eventos, o projeto se consolidou como um espaço valioso de escuta e troca entre gerações. “Trouxemos temas que fazem parte do nosso cotidiano e que muitas vezes não são discutidos com profundidade. No segundo dia, por exemplo, conseguimos refletir sobre como a desigualdade e as pressões impactam a gestão do tempo e a produtividade dos adolescentes”, avaliou Giovanna Marques, da equipe de cenografia e design do evento.
“A iniciativa deste evento é um exemplo claro do protagonismo estudantil que queremos ver crescer em todas as unidades da Faetec. Ver nossos jovens debatendo com responsabilidade temas tão importantes para sua formação pessoal e cidadã reforça o papel da educação técnica como agente de transformação social”, destacou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.