ETE República dá início à 23ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia e movimenta a Faetec Quintino
- Detalhes
- Publicado em Terça, 16 Setembro 2025 20:22
A 23ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia (SCCT), que este ano traz o tema “Projetando Sonhos”, foi aberta nesta segunda-feira (15/09) pela Escola Técnica Estadual República, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A cerimônia aconteceu no Teatro Abdias do Nascimento, que ficou lotado de alunos e professores da rede. O evento segue nos dias 17 e 18 de setembro, a partir das 9h, com a apresentação de 134 projetos, sendo 37 em competição. O encerramento, com cerimônia de premiação, está marcado para 7 de outubro.
“O objetivo da SCCT é incentivar os alunos a pensar e realizar trabalhos inovadores, desenvolvendo ideias de acordo com cada curso ou disciplina. Alguns são voltados para áreas de saúde, biologia ou física, outros trabalham com jogos. Para os que estão em competição, temos critérios mais rigorosos, com dados técnicos, documentação específica e três avaliadores. A ideia é que se preparem para as feiras externas”, explica a diretora técnica da ETE República, Rosymere Moreira.
Ela explica que, na abertura marcada por apresentações de dança e uma encenação, a proposta foi retratar a trajetória do aluno dentro da escola. Uma bailarina dando os primeiros passos, ainda tropeçando, até firmar-se e evoluir para a dança; as asas de borboletas representando os professores e toda a comunidade escolar, que contribuem para o crescimento do estudante; e, por fim, um robô iluminado, simbolizando o auge da tecnologia, a evolução e a formatura dos alunos.
“A participação dos professores na abertura da SCCT e o uso desses elementos tecnológicos são estímulos a mais para as turmas, que pensam: ‘Se o professor está fazendo, eu também posso’. O potencial dos nossos alunos é incrível! Teremos muitos projetos para avaliar, mas os resultados são sempre compensadores”, destacou o professor Emmanuel Fraga, da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica (DDE), que apresentou o evento caracterizado como Morpheus, personagem da série Sandman, encarnação dos sonhos.
“Eventos como a Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia mostram, na prática, que a formação técnica de qualidade faz a diferença e incentiva a transformar sonho em realidade. Os 154 projetos que estarão em exposição são fruto desse comprometimento e da criatividade dos alunos e de todo o corpo pedagógico da rede”, afirma o presidente da Faetec, Alexandre Valle.