Professores da Faetec são homenageados no campus Quintino
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 16 Outubro 2025 19:54
Maquiagem, massagem, depilação, ginástica laboral e música fizeram a festa dos professores
Uma das frases mais utilizadas pelos profissionais da educação, “Educar não é cortar as asas, mas sim orientar o voo”, fez todo o sentido para centenas de profissionais que estiveram presentes na manhã desta quinta-feira, 16/10, quando foram homenageados pela direção da Faetec, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, aqueles que têm no DNA, a paixão por educar e transformar as vidas dos alunos que fazem parte da rede.
Estiveram presentes ao evento, representantes de cada Diretoria de Ensino da Fundação, além da Fabrício Repsold - vice-presidente administrativo, e Alexandre Gurgel- vice-presidente educacional, que representaram Alexandre Valle, presidente da Fundação. Já na abertura, a fala emocionada de Tatyane Reis, da Unifaetec, resumiu o sentimento dos homenageados do dia.
“A Faetec nos forma e transforma para a vida e eu sou um exemplo disto. Fui aluna desta instituição e hoje estou aqui parabenizando mestres que também foram meus mestres”, disse a psicopedagoga.
Professores e diretores participaram de uma demonstração de ginástica laboral realizada pela equipe do projeto Mais Esporte & Saúde, coordenada por Wallace Morgado. Durante a dinâmica, os pedidos de inclusão da modalidade na rotina dos profissionais foram unânimes.
“ Nós movimentamos a Faetec e acho que merecemos esses momentos mais vezes. A gente conversa muito a respeito disso. Pensamos muito em nossos alunos, queremos sempre levar o melhor para eles e precisamos também pensar em quem faz parte dessa engrenagem para que ela funcione. Hoje estamos aqui representando também as centenas de colegas que estão em sala de aula com a missão de educar. A Faetec é uma fábrica de sonhos e isso é mérito dos profissionais que impulsionam essas crianças e jovens a alcançarem os melhores resultados” disse Renata Assunção, da Desup.
Recém contratada para o corpo docente, Rachel Nascimento não escondeu a emoção em participar da sua primeira comemoração do Dia dos Mestres na Faetec. Professora no curso de Confeitaria, ela exaltou a estrutura que a instituição oferece para a formação profissional.
“Eu fiquei muito feliz com tudo, principalmente por ter sido lembrada para esse momento. Estou chegando agora, tenho apenas quatro meses na casa e já sinto como se estivesse aqui há tempos, especialmente por conta do acolhimento e dos alunos. Dou aula há dez anos, venho de um sistema privado para uma instituição pública com muitos desafios, mas é gratificante ver como esses alunos se transformam e, ao mesmo tempo mudam nossas vidas porque, só de ouvir como já aconteceu de uma aluna vir conversar comigo e dizer que eu havia chegado para mudar a vida dela, é muito bonito de ouvir, nos dá ainda mais energia para realizar um trabalho melhor”, comentou a professora.
Além de um certificado e de um presente personalizado feito especialmente para a data, os professores assistiram a uma apresentação especial do saxofonista João Batista, professor da rede há 25 anos , que leciona música no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). Bastante aplaudido, o músico, que já integrou a equipe de Tim Maia, ao som do saxofone completou a homenagem.