Faetec abre inscrições para cursos da Favo de Mel voltados a pessoas com deficiência

Unidade oferece 40 vagas gratuitas em formação profissional com foco na autonomia e inclusão no mercado de trabalho

A Faetec abriu o processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, em Quintino. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo próprio candidato ou por um responsável legal entre os dias 13 a 29 de outubro, das 9h às 15h, na secretaria da unidade (Rua Clarimundo de Melo, 847). O edital oferece 40 vagas distribuídas entre os cursos de Auxiliar de Garçom (Cumim), Auxiliar de Escritório (Contínuo), Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Cabeleireiro/Barbeiro.

O processo seletivo é feito em duas etapas: sorteio público e entrevista. O sorteio acontece no dia 31 de outubro, com resultado divulgado em 3 de novembro no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Os candidatos sorteados participarão de uma entrevista nos dias 10 e 11 de novembro, realizada pela equipe do Favo de Mel, para identificar o perfil e as habilidades dos candidatos, considerando critérios do modelo psicossocial. O resultado final sai no dia 17 de novembro, e as matrículas ocorrem entre 24 e 28 de novembro, na própria unidade.

Podem participar jovens e adultos, a partir dos 18 anos, com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), mediante apresentação de laudo médico com CID ou CIF. Não há exigência de escolaridade mínima, mas é necessário ter telefone para contato e CPF. O curso tem duração de dois anos, podendo ser estendido por mais um ano de vivência laboral. A formação tem foco em habilidades sociais, práticas e desenvolvimento, com o objetivo de preparar os alunos não só para o mercado de trabalho e sim, viver em um ambiente acessível e inclusivo.

“A Favo de Mel é um espaço que transforma vidas, oferecendo oportunidades reais de aprendizado e autonomia para pessoas com deficiência. A Faetec segue comprometida em ampliar caminhos de inclusão e formação profissional para todos”, destacou o presidente da Fundação, Alexandre Valle.