Faetec Itaboraí promove evento sobre inclusão reunindo alunos e ex-alunos da unidade
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 24 Outubro 2025 17:47

Muito mais do que um espaço de formação profissional, a Fundação de Apoio à Escola Técnica é também local de construção de saberes, compartilhamento de afeto e inclusão. Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a instituição, que conta com 135 unidades distribuídas em todo o Estado, a Faetec procura incentivar seus alunos, proporcionando encontros como os realizados em Itaboraí que, através do evento Florescer da Inclusão, reuniu alunos e ex-alunos do cursos de Agente de Apoio à Inclusão Escolar para uma roda de conversas com profissionais da área.
Organizado pela professora Claudiane Ribeiro o “Chá da Primavera - Florescer da Inclusão” levou à unidade, relatos de quem convive com os desafios da inclusão diariamente e reforça a importância da qualificação na área.

“É muito gratificante poder mostrar aos nossos alunos o quanto a Faetec se dedica à formação e ao acolhimento na prática. Temos profissionais que são referência no segmento, mostrando os melhores caminhos para o crescimento de quem se dedica a esse trabalho”, diz Claudiane.
Para o encontro, foram convidadas Márcia Novis, a Diretora da Clínica Escola do Autista - Manilha, e a influenciadora Daiane Gomes, que mantém o perfil @papodemae.atipica, somando mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Atuando como pedagoga e terapeuta ABA (Applied Behavior Analysis) , metodologia voltada a ensinar habilidades e modificar comportamentos, principalmente em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Daiane é ex-aluna do curso e levou parte de suas experiências sobre o trabalho com autistas e mediação.
“Foi uma experiência maravilhosa, especialmente porque vimos a motivação de todos os alunos, que se envolveram nos preparativos para receber as nossas convidadas. Essa troca de saberes e falar um pouco da vida real de mães e profissionais que estão envolvidos com o universo atípico faz com que esse aprendizado atinja muito mais do que o ambiente profissional.Falar sobre a importância da qualificação do mediador aumenta a confiança do processo de ensino-aprendizagem das crianças atípicas, e a Faetec é a ponte para que isso aconteça com qualificação profissional de qualidade”. diz Lorenza Ferreira, gestora da unidade.

Alexandre Valle, presidente da Fundação, exalta a iniciativa da unidade.
“Cada evento preparado no intuito de fortalecer e trazer novas experiências aos nossos alunos é importantíssimo para que eles estejam cada vez mais conectados com a profissão para a qual estão sendo preparados”, diz Valle.
