Faetec inaugura Ouvidoria com a presença do secretário Leonardo Rodrigues
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 08 Abril 2019 05:00
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (08) a inauguração oficial da Ouvidoria da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) – um canal de comunicação do cidadão fluminense com a administração pública. O evento, que ocorreu no auditório da sede da fundação, contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, do presidente da rede, Romulo Massacesi, e dos vice-presidentes administrativo e educacional, Gilson Rodrigues e Rogerio Pires, respectivamente. Também estavam presentes a ouvidora da Faetec, Luciana Egito, o ouvidor-geral do Estado, Magno Tarcísio de Sá, e o deputado Estadual Alexandre Knoplock.
– Estamos aqui para inaugurar uma ferramenta muito importante para população. É preciso pontuar e identificar as reclamações mais comuns para melhorarmos. Com três meses de governo, a população já consegue perceber que somos diferentes. Confio na equipe Faetec e acredito que iremos mudar toda rede de ensino do estado do Rio de Janeiro – ressaltou o secretário Leonardo Rodrigues em ser discurso aos servidores da Rede.
O secretário Rodrigues ressaltou também que a criação do órgão é uma exigência do governo federal, funcionando dentro dos princípios da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), e reforçou que este canal deve ser eficiente e humanizado. “A Ouvidoria vai receber críticas construtivas, elogios e reclamações. Toda essa demanda será o reflexo do desempenho do nosso trabalho”, analisou.
Secretário Leonardo Rodrigues discursa para servidores da Faetec
Foto: Felipe Correa
Para Romulo Massacesi, lançar e oferecer um instrumento tão primordial para a sociedade como a Ouvidoria é uma satisfação, pois o canal transmite interesse, transparência e credibilidade para a sociedade. O presidente falou ainda dos desafios que serão tratados e vencidos por esta gestão. “Ter uma Ouvidoria eficiente vai nos apontar quais são os nossos problemas e nos ajudar a elencar as prioridades a serem resolvidas”, garante.
A abertura do evento foi feita pela ouvidora da Faetec, Luciana Egito, que agradeceu o convite de estar à frente deste setor tão importante e que tem como missão resgatar o canal de comunicação entre o cidadão e a instituição de ensino. “Esperamos oferecer uma ferramenta de atendimento a todos os cidadãos que potencialize a cada dia a qualidade do serviço público”.
Equipe da Ouvidoria da Faetec ao lado do secretário Leonardo Rodrigues e do presidente Romulo Massacesi
Em seguida, o ouvidor-geral do Estado, Magno Tarcísio de Sá, parabenizou a Faetec pela inciativa na criação do setor: ”cada ouvidoria que se cria é um ganho para a sociedade, pois esta se torna mais participativa e preparada para exercer os seus direitos”, concluiu.
O deputado Estadual Alexandre Knoplock comentou sobre a importância da Fundação como instituição de ensino, destacando o trabalho dos servidores na manutenção da rede. E sublinhou a meta do governo de entregar em quatro anos, um estado muito melhor para a sociedade.
Além do atendimento presencial, que acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, a Ouvidoria dispõe de outros canais de acolhimento de demanda: por meio do e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal), que já recebeu 91 manifestações, e do E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), com registro de 20 manifestações. Ambos os sistemas com acesso por meio do site da Faetec.
Autoridades presentes na inauguração da Ouvidoria da Faetec