Alunos da Faetec João Luiz do Nascimento conhecem projeto de Sustentabilidade da Michelin na Bahia
- Detalhes
- Publicado em Terça, 23 Julho 2019 14:12
Os alunos dos cursos técnicos em Administração, Edificações e Eletrônica da Faetec João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, passaram quase um ano debruçados na ideia de criar um produto que não agredisse o meio ambiente. O desafio foi proposto pelo programa de empreendedorismo Junior Achievement (JA), organização não governamental e sem fins econômicos, que visar estimular o espírito empreendedor nos jovens em idade escola. A iniciativa foi um sucesso e resultou na criação da miniempresa Greenpen, que conquistou o 1º lugar do Prêmio Michelin de Sustentabilidade.
Por meio da GreenPen, os alunos desenvolveram uma caneta ecológica e reaproveitável feita com papel semente e jornal. O produto foi fabricado sem o uso de energia elétrica, barateando os custos do processo de produção. Além disso, o seu descarte não agride o meio ambiente. Porque, ao final do uso carga, a embalagem pode ser plantada ou reutilizada com a recarga de nova tinta esferográfica.
“Buscamos um produto que reduzisse os danos ambientais e que pudesse ser reaproveitado. Para isso, foram utilizados materiais que, ao serem colocados na terra e germinassem, virassem plantas: os vegetais cravo francês e almeirão. Todo o processo de fabricação foi artesanal”, destacou Letícia Barboza, 18, estudante de Edificações.
Participaram do programa alunos de 15 a 18 anos, que aprenderam na prática como é montar uma empresa, conceituá-la, vender produtos e adotar truques do mundo dos negócios. Ao disputar com 22 miniempresas do Estado do Rio de Janeiro no Junior Achievement, ganharam o primeiro lugar do Prêmio Michelin de Sustentabilidade por criar um produto criativo, ecológico e reaproveitável.
Um professor e mais três alunos representando o projeto embarcaram na última semana à Bahia Ouro Verde e, lá, aprimoram seus conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável. No Rio, eles continuam melhorando o projeto e estudando novas possibilidades para aperfeiçoar o produto e criar outras ferramentas com a mesma proposta de sustentabilidade.