Faetec conta com dezenas de escritores no seu quadro de docentes

Nesta sexta acontece o evento de lançamento de um novo livro escrito por professores da Rede

Muitos professores da Rede Faetec são também autores de livros didáticos ou literários, que abordam uma infinidade de temas e questões. Alguns destes professores se reuniram para publicar o livro “História e Memória da Educação Profissional no Rio de Janeiro – II: Instituições Educativas, Acervos Escolares e Experiências”. O lançamento acontece nesta sexta-feira, às 18:30, na livraria Travessa, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Por meio de 22 artigos de professores da Faetec, o livro conta a história de 12 unidades que são administradas pela Fundação e traz assuntos como educação antirracista, gestão democrática e como esses temas são desenvolvidos na Faetec e abordados com a comunidade escolar. Os textos foram organizados pela professora Isabella Gaze, em conjunto com a equipe do Centro de Memórias da Faetec Quintino e contou com financiamento Faperj.

Gaze ressalta ser é fundamental o papel do professor da Educação Básica como pesquisador, falando ainda sobre a relevância acadêmica da obra.

“Os trabalhos historiográficos sobre a educação são fundamentais, principalmente, quando pesquisados e escritos por professores que estão no cotidiano dessas unidades educacionais. Todas essas pesquisas e conhecimentos sobre educação contribuem para valorizar a instituição educacional e refletir sobre a educação, avanços e obstáculos que ainda precisam ser superados. E nada mais importante do que você contribuir para o estudo e a compreensão do que é uma instituição educacional do ponto de vista histórico”, concluiu a docente.

Este não é o primeiro livro escrito pelos docentes da rede a ser publicado este ano. A professora Verônica Cruz lançou o “Uma Neuroaventura do Saber - Um manual para os profissionais da Educação e Saúde e para os pais ou responsáveis no ensino da neurociência básica para crianças”, voltado para o público infantil. O livro é uma ferramenta que pode ser usada no ensino da neurocência, que é a área de estudo do funcionamento do sistema nervoso.

“O cérebro é maravilhoso, ele é como se fosse um grande regente dessa grande orquestra que somos nós. E para os responsáveis e quaisquer profissionais de educação, esse livro é de suma importância pois, mesmo de forma básica, a pessoa vai entender como se dá o funcionamento do sistema nervoso e poder contribuir para uma aprendizagem significativa e que, de fato, traga emoções muito boas para as crianças. Por isso o livro é tão inovador, a gente tem muitos estudos e muitos livros sobre neurociência, mas nada voltado para as crianças, para que eles tenham também esse conhecimento”, declarou a professora, que atua na Diretoria de Educação Superior - Desup da Faetec.

Outros professores da Rede que publicaram livros em 2023

Cláudia Botelho Silva - EEEF Henrique Lage
Livro “Questões Contemporâneas sobre Ensinar e Aprender Inglês na Educação Básica no Brasil”

Bianca Fogli - ETE Martins Pena
Livro “Direitos Humanos, Inclusão, Educação e Cultura: processos civilizatórios”
A publicação é uma coletânea de textos organizada pela professora Bianca em conjunto com as autoras Ellen Michele e Carla Figueira

José Luiz Teixeira da Silva - ETE de Saúde Herbert José de Souza
Livro “Metodologias ativas, gamificação com quiz”

Rodolfo Paolucci - ETEOT
Livro “Avaliação da Qualidade da Informação em Sites de Saúde: Indicadora de Acurácia Baseada em Evidência para Tuberculose”

Marcio Douglas Floriano - ETEOT
Livro “Educação e Meio Ambiente na Baixada Fluminense: Uma proposta de Educação Ambiental Crítica na Escola Pública

A professora Aline Brasil, da Escola Técnica Profissionalizante Amaury César Vieira, publicou o livro de poesias “De Versos” em setembro do último ano. Contudo, a docente esteve na edição de 2023 da Bienal do Rio, assim como as professoras Verônica Cruz e Bianca Fogli. Aline ainda ocupa a cadeira 35 da Academia de Letras de Volta Redonda. O alto índice de professores que publicam livros aponta para a alta qualificação, capacidade de pesquisa e senso crítico dos docentes.