Faetec Martins Pena realiza evento para discutir acessibilidade no teatro

Cada vez mais se discute a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas, e a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena foi além e começou a promover o Encontro Dialógico - Teatro Acessível. O evento surgiu da necessidade de criar diálogos sobre inclusão e acessibilidade no teatro. A terceira edição do Encontro acontece no dia 19, a partir das 13h, no Liceu de Artes e Ofícios, que fica na Rua Frederico Silva, 86, no Centro do Rio.

A programação do “III Encontro Dialógico Teatro Acessível: Desenvolvendo e Fortalecendo Parcerias” conta com uma tarde inteira de atividades, entre elas apresentações de teatro e dança de pessoas com deficiências, coordenadas pela professora e atriz Helena Tojal. Será realizada ainda uma roda de conversa com a proposta de discutir o protagonismo da pessoa com deficiência no teatro.

Entre os palestrantes e mediadores, estão a professora Elizabeth Canejo, que atua na Divisão de Inclusão - Divin da Faetec; Verônica Legentil, que é pedagoga especialista em neurociência; o professor Fernando Guilhon, que desenvolve atividades de extensão em parceria com o Instituto Benjamin Constant; a jornalista Cláudia Werneck; alunos e egressos da Martins Pena que possuem algum tipo de deficiência.

O Encontro é organizado pela professora Bianca Fogli e a realização é possível graças à parceria com a Escola da Gente. A instituição ficou responsável por viabilizar a acessibilidade do evento, oferecendo recursos como intérprete de Libras e audiodescrição.