Faetec Santa Cruz comemora 25 anos com apresentações culturais e homenagens a funcionários, alunos e professores

A Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC), fundada em 26 de setembro de 1998, iniciou uma semana comemorativa com várias atividades apresentadas por alunos e presença de autoridades. Na segunda-feira (25), aconteceu uma manhã de autógrafos com a escritora Lana Claudia Fonseca, com o livro “O menino que me ensinou a comer flores” e a primeira feira de livros da unidade, idealizada pelo professor de sociologia Paulo César, com colaboração das professoras Marilza Roco, de literatura e Renata Maia, de artes. Os alunos foram incentivados a doar e trocar os mais de 500 livros que ficaram disponíveis. O dia terminou com uma palestra de um empresário e morador de Santa Cruz, Leonardo Carvalho, que falou para alunos sobre “Tecnologia: Celeiro de Oportunidades”.

Na terça-feira (26), uma cerimônia foi realizada na quadra de esportes da unidade, com a presença de diversas autoridades, com direito a apresentação de dança de alunos da ETESC, da Banda da Base Aérea do Campo dos Afonsos e da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz. A gestora da Faetec Santa Cruz, Graça Born, agradeceu a presença de todos e ressaltou da importância de ex-funcionários da unidade.

“Obrigado pela presença de todos e hoje é muito especial. Quantos profissionais passaram por esse campus e plantaram sementes para estarmos aqui hoje. Muito trabalho foi feito e hoje estamos aqui para dar continuidade. Agradeço a todos esses”, enfatizou Graça Born.

O diretor da Faetec Santa Cruz, Alexandre Moraes, destacou a qualidade da equipe docente e a capacidade dos alunos da ETESC, além de reforçar que o ensino é o único caminho para o sucesso profissional.

“O trabalho que realizamos hoje aqui na Faetec Santa Cruz é de caminhar juntos. Não fico em gabinete. O futuro da nação está nas mãos desses nossos alunos. Essa juventude aqui recebe toda dedicação de nossos professores, para que consigam atingir o sucesso, pois eles são o nosso principal patrimônio. O ensino médio é a última plataforma, ou transforma agora ou será tarde demais. Acreditamos nessa transformação através do ensino. Tenho uma equipe maravilhosa aqui e estamos lutando para dar estágio para toda nossa garotada maravilhosa, pois eles tendo oportunidades vão arrebentar a boca do balão. Agradeço a todas as autoridades presentes para essa festa de 25 anos. E que venham tantas outras comemorações”, disse Alexandre Moraes.

O vice-presidente administrativo da Faetec, Sergio Costenplate, esteve presente ao evento, e além dar uma boa notícia aos alunos da ETESC, também salientou da importância da dedicação ao estudo técnico ainda no ensino médio.

“Estamos implementando novos cursos para que tenhamos empregabilidade para nossos alunos, que é a função principal da Faetec. Conseguimos implementar um curso de instalador de energia fotovoltaica, que foi um piloto e sucesso. Agora, dentre as 50 unidades que terão esse novo curso, a Faetec Santa Cruz é uma delas. Aos alunos, nesse aniversário, deixo uma mensagem. Em 1976, eu era aluno como vocês e cheios de sonhos. Mas quando entrei numa Faetec, isso mudou minha vida. Levem a sério, vocês não têm limites. Só depende de vocês. Eu tenho inúmeros colegas, ex-alunos, que estão nas principais empresas do país. É um grande prazer estar aqui nesse aniversário de 25 anos” salientou o vice-presidente.

Várias autoridades, além de profissionais e professores da ETESC, receberam placas e medalhas em agradecimento pelos serviços prestados à comunidade de Santa Cruz.

Até o próximo sábado (30), vários eventos acontecem na semana de comemoração de aniversário da ETESC, como campeonatos de vôlei e xadrez, além de palestras e intercursos de basquete, queimada e futsal.