ETE João Luiz do Nascimento conscientiza jovens sobre uso de drogas

A Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Nova Iguaçu, recebeu no último mês o Projeto SOS Escola, que mobiliza comunidades escolares para a prevenção ao uso de drogas, violência, bullying e à sexualidade precoce.

O projeto foi criado pela sargento da Polícia Militar Iza Dutra, que é pós-graduada em Segurança Pública e Políticas Públicas e atua há mais de dez anos com jovens em causas socioculturais. O SOS Escola surge com o objetivo de promover encontros de conscientização, onde os temas são abordados de maneira descontraída e com linguagem atual, a fim de alcançar uma comunicação mais eficiente com adolescentes e jovens.

O evento teve como público alvo não só os alunos, mas também o corpo docente, direção, coordenação e demais funcionários, que foram preparados para identificar e como proceder diante de quaisquer ameaças de ataques à escola. O SOS Escola utiliza de diversas técnicas e ferramentas de aprendizagem, como peças teatrais, rodas de conversa e dinâmicas de grupo.

Professora da unidade, Helena de Carvalho conta que o evento foi um sucesso na escola, gerando grande comoção nos estudantes.

“Dividimos em dois dias para que todas as turmas pudessem participar, a lotação do auditório foi completa e os professores também participaram e deram apoio. A dinâmica utilizada envolveu os alunos, com uma linguagem clara e próxima da realidade deles. Os alunos interagiram, foram participativos e fizeram perguntas, alguns até conversaram com a PM ao final do evento, sobre a carreira de policial”, declarou.

A Faetec acredita que eventos como esse são necessários para conscientizar os jovens acerca de tais questões sociais, promovendo assim o bem-estar dos alunos dentro e fora do meio escolar.