Faetec inaugura novas unidades para o acesso à internet em Duque de Caxias

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugura nesse sábado (02/07), duas novas unidades para a democratização da internet no Estado. A primeira é o Centro de Democratização Digital (CDD) da Taquara, que faz parte do Programa Faetec Digital – que oferece acesso gratuito à Internet banda larga, para utilização de serviços públicos, com o auxílio de monitores treinado em núcleos que têm de seis a doze computadores –, um projeto iniciado em abril de 2007.

A outra unidade a ser inaugurada é um stand do Baixada Digital – que faz parte do Programa Rio Estado Digital, e é desenvolvido desde setembro de 2008 com o objetivo de fornecer sinal WiFi de internet gratuita em banda larga para regiões onde o acesso à internet por cabo não é possível para todos –, que já estava instalado para ajuste do sinal no Bairro do Pilar, e será inaugurado também nesse sábado.

O novo CDD da Taquara está localizado na Rua Aquidauana, lote 16, loja nº 2, no Bairro da Taquara, em Duque de Caxias, e tem inauguração marcada para a 17h desse sábado. A unidade – a 10ª em Caxias – contará com 8 computadores para o acesso à internet gratuita em banda larga. No local o público poderá imprimir ou enviar currículos; acessar o site do INSS para realizar todos os tipos de agendamento eletrônico disponibilizados pelo instituto. Também é possível acessar outros serviços, como os do Detran e criar endereço eletrônico e ter acesso à segunda via de contas (Cedae, Light etc.), realizar pesquisas escolares, efetuar inscrições nos concursos da Faetec e também a pré-matrícula da rede estadual de ensino.

Já a unidade do Baixada Digital no Bairro do Pilar está localizada na Rua Coronel Menezes Cortes, na Cidade dos Meninos, Praça Leonel Brizola, no Pilar, e tem inauguração marcada para as 19h. Esta é a 17ª vez que o quiosque do Baixada Digital é montado para permitir que o público conheça o funcionamento do sinal de internet sem fio em banda larga que passa a ser oferecido em sua região. A nova unidade deve ficar montada por 60 dias para que todos os interessados tenham contato direto com a nova tecnologia e também contará com 8 computadores para a utilização dos visitantes. 

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, lembra a importância do projeto Baixada Digital.

– O que nós sempre quisemos com o Baixada Digital, que está inserido dentro do Programa Rio Estado Digital, foi realizar um grande programa de educação e inserção digital e incentivar as pessoas a interagir, a acessar os serviços do governo pela internet. Este programa é importante porque permite que, mesmo quem nunca teve acesso à internet, possa começar a mudar de vida. Essa ação é um sucesso –, avalia ele. 

Celso Pansera, presidente da Faetec, fala sobre os objetivos do Programa Faetec Digital.

– A inauguração dessa nova unidade do Faetec Digital é mais uma iniciativa da nossa Rede, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para permitir que moradores de localidades fora das grandes concentrações urbanas também tenham a oportunidade ter acesso à internet em banda larga de qualidade. Uma iniciativa que vem sendo mantida desde a inauguração da nossa primeira unidade, em Imbariê, em 2007 –, lembra o presidente da Fundação. 

Para as inaugurações de sábado estão confirmadas as presenças do secretário Alexandre Cardoso e do presidente da Faetec, professor Celso Pansera, além de diversas autoridades locais.