Faetec Digital: 500 mil acessos em 2011

A  Faetec Digital começa 2012 com mais de 500 mil acessos e 83 unidades em todo o Estado. Em 2011, o Projeto, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), promoveu inclusão digital levando acesso gratuito à internet banda larga para a população de 30 municípios do Rio de Janeiro.

 

Com as unidades, os moradores da região podem acessar serviços públicos on line, como: solicitar ligação ou religação de água e energia elétrica; requerer segunda via de contas de água, luz e telefone; pagar impostos como IPVA e ICMS. Além disso, podem enviar e receber correio eletrônico (e-mail); elaborar e enviar currículos; procurar vagas de emprego; realizar pesquisas escolares e cursos a distância. Se alguém tiver dificuldade, os monitores auxiliam tirando as dúvidas.

"O projeto permite que estudantes realizem pesquisas, que idosos marquem perícias médicas, que mulheres entrem com solicitação de auxílio maternidade, entre outros serviços. Este é um grande projeto de inclusão digital", disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

 

                       Nas Faetecs Digitais podem ser feitos também cursos profissionalizantes a distância

 

As atividades do Programa Faetec Digital tiveram início em abril de 2007, com a inauguração da unidade localizada no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Mangueira. Cada núcleo tem de um a 12 computadores novos à disposição dos usuários.

"O Estado está cumprindo seu papel. Fechamos 2011 com mais de 500 mil acessos e a nossa meta é ampliar o número de unidades", afirmou o presidente da Faetec, Celso Pansera.