ETE Bacaxá, a maior escola técnica do Estado

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugurou na  última sexta-feira (10/2), a Escola Técnica Estadual (ETE) Bacaxá, no município de Saquarema, na Região dos Lagos. A unidade é a maior do Estado, com uma área total de 25.311 metros quadrados.  Estiveram presentes  na solenidade o  governador  Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Paulo Melo, o presidente da Faetec, Celso Pansera , a prefeita de Saquarema, Franciane  Motta, entre outras autoridades.

 

Ao chegar, Sérgio Cabral realizou uma visita técnica para conhecer a estrutura do empreendimento, que abriga: 14 salas de aula, 18 laboratórios, biblioteca, sala de leitura, auditório com capacidade para 300 pessoas, refeitório com 140 lugares e um centro esportivo. Impressionado com a grandiosidade da ETE Bacaxá e com os investimentos em equipamentos multimídia, o governador declarou:

– Um projeto como este deve servir de exemplo para o Brasil. É um projeto integrado, onde você atende uma quantidade grande de alunos. Estamos falando em pleno funcionamento do início do segundo semestre com cinco mil alunos. As modalidades de ensino  oferecidas irão contemplar não só o conteúdo formal do ensino, como também capacitar milhares de pessoas de Saquarema e adjacências. Esta região merece isto, um projeto de referência em educação alinhado às perspectivas desse importante momento econômico que vive o Estado.

 

                         Sérgio Cabral e comitiva participam de video conferência com a ETE Imbariê

 

O secretário Alexandre Cardoso também elogiou a escola, a qual considerou um  complexo educacional em prol, não só dos jovens da Região dos Lagos, mas de todo o Rio de Janeiro, além de um grande orgulho para Saquarema:

– A partir de hoje Saquarema é a cidade que tem a maior Escola Técnica do Estado, uma escola que muda a vida. Isso porque esse projeto promissor une educação e tecnologia, despertando o interesse dos alunos para que eles tenham um futuro com mais oportunidades. É uma vitória de toda a população do Estado – afirmou.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita da cidade agradeceu ao governador por ter  acreditado nesse projeto e pela dedicação das equipes profissionais “ que ajudaram a  concretizar esse sonho”.  Além disso, Franciane Motta destacou a importância da parceria entre a Faetec e a Prefeitura de Saquarema para colocar a infraestrutura da escola à disposição da comunidade nos fins de semana. O objetivo, segundo ela, é aproveitar os ambientes esportivos  ( ginásio poliesportivo,  piscina semiolímpica,  campo de futebol com grama sintética e pista de atletismo)  para que novos talentos possam ser descobertos.

Para o presidente da Faetec, “os laboratórios voltados para a área de Petróleo e Gás, e os cursos de capacitação em Construção Civil, Hospitalidade e Lazer e demais áreas posicionam a Escola de Bacaxá  como uma das escolas mais modernas do Brasil e do estado. Um verdadeiro centro de referência na formação de excelentes profissionais para o mercado.”

 

                  Celso Pansera explica o leque de cursos oferecidos na maior Escola Técnica do Estado

 

A cerimônia foi finalizada  com uma grande festa, onde mais de 500 pessoas assistiram aos shows do cantor Bochecha e do grupo Swing e Simpatia.

 As aulas na ETE Bacaxá começaram no dia 6 de fevereiro, como em toda as Escolas Técnicas Estaduais. A previsão é de que sejam abertas mais de 4 mil vagas anuais, sendo cerca de 1.040 para cursos técnicos de nível médio e 3.380 para cursos de qualificação profissional.